Alterar idioma :

A Hase Bikes GmbH é um dos fabricantes mais inovadores de bicicletas especializadas e de reabilitação do mundo. Ao desenvolver as bicicletas, os engenheiros utilizam o sistema modular igus®. Isto inclui casquilhos deslizantes, discos deslizantes e rótulas feitas de plástico de alto desempenho com lubrificante incorporado.
Pode uma família de três pessoas utilizar uma única bicicleta para ir ao mercado de bebidas e transportar duas caixas de água mineral para casa - em duas rodas, em conformidade com todas as regras de trânsito e sem quaisquer riscos para a saúde?

O suporte estável de duas pernas para a bicicleta de carga da igubal®-rod end assegura a manobrabilidade em duas dimensões. (Fonte: igus® GmbH)
Bicicletas especiais inovadoras da região do Ruhr
Quem duvidar disso, deve estudar o programa Hase Bikes na Internet ou em lojas especializadas. Fundado em 1994 por Marec Hase, o fabricante de bicicletas, que produz numa mina de carvão desactivada em Waltrop, é considerado um dos mais inovadores fabricantes de bicicletas especiais e de reabilitação do mundo.
Uma das últimas inovações é uma versão de bicicleta de carga da popular Pino tandem com um grande compartimento de bagagem dobrável "" sob o assento dianteiro reclinado. Há espaço para duas caixas de água. Se uma cadeira de criança for montada no porta-bagagens desta bicicleta, nada impede uma viagem em família ao mercado das bebidas.

Tecnologia sofisticada numa construção leve: os casquilhos deslizantes igus® também são utilizados no diferencial dos triciclos Hase. (Fonte: Hase Bikes)
Suporte bipé para bicicleta de carga baseada na Pino
Naturalmente, uma bicicleta como esta também tem de ter um suporte extremamente robusto - um desafio para qualquer designer. O engenheiro Christof Bödiger, da Hase Bikes, desenvolveu um suporte de duas pernas para a versão de bicicleta de carga da Pino, que se apoia na parte inferior do suporte de carga quando dobrado. Para esta e muitas outras soluções, é necessário ter em conta vários requisitos: "O mecanismo tem de ser robusto e de funcionamento suave. Deve ser capaz de resistir à chuva e à sujidade e estar livre de corrosão. E o peso desempenha naturalmente um papel importante."

O tensor da corrente dos tandems é movido no tubo da estrutura de alumínio através de um rolamento de flange iglidur®. (Fonte: igus® GmbH)
projetar com o sistema modular igus®
Sob estas condições, duas rótulas igubal® feitas de plástico de alto desempenho provam o seu valor, fornecendo mobilidade em dois eixos na cinemática do suporte. Estas rótulas são auto-ajustáveis, não necessitam de manutenção e não requerem lubrificação externa porque o lubrificante está incorporado no plástico.
Este é apenas um dos muitos exemplos em que os designers da Hase Bikes confiam no kit de rótulas iglidur® da igus®. Christof Bödiger: "Sempre tivemos boas experiências com os rolamentos da igus® - em aplicações muito diferentes. Alcançam uma longa vida útil mesmo quando expostos a sujidade, humidade e elevada tensão mecânica. No grande programa, é sempre possível encontrar um rolamento que pode ser facilmente integrado na construção circundante." E não sem ironia, acrescenta: "Se ainda houver uma falha, como uma avaria prematura, o projetista já a fez."

Os casquilhos deslizantes da igus® são utilizados na articulação da direção das bicicletas Hase. (Fonte: igus® GmbH)
Aplicações exigentes no sistema de transmissão
De facto, existe toda uma gama de aplicações diferentes para os casquilhos deslizantes igus® nas rodas das Hase Bikes - por exemplo, no diferencial de eixo opcional desenvolvido por Marec Hase, que distribui a potência do ciclista uniformemente para ambas as rodas traseiras dos triciclos e evita que as rodas girem em superfícies escorregadias. Isto transforma a tração a uma roda numa tração a duas rodas. Foi um desafio de engenharia realizar a distribuição de potência num espaço pequeno e com o menor peso possível. A Marec Hase resolveu o problema com um estágio de engrenagem com engrenagens helicoidais de alta qualidade, que está integrado numa caixa compacta.
Os outros elementos de design do diferencial incluem duas anilhas de encosto, bem como uma chumaceira de deslizamento e uma chumaceira de colar em iglidur® G. Embora este seja "apenas" o material básico entre os numerosos materiais iglidur®, é completamente suficiente neste caso. Para o leigo, pode ser surpreendente que um material com lubrificante incorporado seja utilizado aqui, porque o diferencial está cheio de óleo. Porquê utilizar plástico em vez de rolamentos de metal? Christof Bödiger: "Queremos evitar o contacto metal-metal, porque isso pode levar à abrasão e, portanto, a lascas na caixa de velocidades. O iglidur® G é também muito resistente à abrasão em tais aplicações. Temos o diferencial no programa há quatro anos, e os rolamentos igus® provaram o seu valor."

Product manager dry-tech
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h