Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Sistema de módulos lineares multiaxial XYZ para impressora 3D móvel em formato XXL

Impressora 3D

O sistema de módulos lineares multiaxial XYZ permite elevada precisão e velocidade com cargas pesadas

  • O que era necessário: um sistema de módulos lineares multiaxial como componente de uma impressora 3D para peças XXL
  • Requisitos: elevada precisão e velocidade de impressão com cargas pesadas
  • Material: sistema de módulos lineares multiaxiais XYZ
  • Ramo industrial: impressão 3D
  • Sucesso para o cliente: impressão rápida e precisa de elementos maiores, apoio da igus na construção da impressora 3D móvel 
Ir para a visão geral dos sistemas de módulos lineares multiaxiais

Sobre a impressora XXL:

Cada vez mais edifícios são construídos com a ajuda do moderno método de impressão 3D para componentes XXL. A fachada do "Europe Building" holandês, na zona marinha de Amesterdão, foi parcialmente construída desta forma. A construção foi da responsabilidade da empresa de arquitetura DUS. O método oferece muitas vantagens para a construção de edifícios. Estruturas de suporte de carga de edifícios podem ser fabricadas a partir de materiais plásticos reciclados sustentáveis. Isto também assegura uma elevada flexibilidade durante a construção e uma simplificação da logística. Tal deve-se ao facto de os elementos serem impressos no local, colocados na sua posição e enchidos com betão. Além disso, também permite uma liberdade de design significativa.
Para concretizar as ideias de projeto, a DUS fundou a empresa Actual para a impressão 3D. Em conjunto com a igus, conceberam uma impressora 3D móvel, que consegue imprimir de forma fiável as peças XXL com elevada precisão e velocidade.
Impressora 3D A impressora móvel de formato XXL encontra-se num contentor de transporte e consegue imprimir componentes até cinco metros.

O problema:

O objetivo da Actual é permitir ao proprietário projetar ou adaptar componentes do edifício aos requisitos do cliente numa plataforma digital, sendo depois fabricados no local usando impressoras 3D XXL. Este processo é muito popular entre a comunicação social holandesa, sob o nome "KamerMaker 2.0".
A igus já tinha feito uma parceria com a Actual para ajudar a otimizar a construção de uma impressora 3D móvel. A primeira geração da impressora tinha um compartimento separado para o controlo e, por isso, "apenas" conseguia produzir peças com um tamanho até 2 x 2 x 3 metros. Eram necessárias melhorias, tanto em termos de precisão como de velocidade de impressão.
 

A solução:

Com base na sua experiência passada com a sua própria impressora 3D e na cooperação com diversos fabricantes de impressoras 3D convencionais, a igus conseguiu ajudar na construção da impressora. Muitos dos clientes de impressão 3D da igus utilizam frequentemente módulos lineares da igus porque estes têm elevada duração de vida, são isentos de manutenção e não requerem lubrificação.
Os engenheiros desenvolveram novos eixos nos quais se move a cabeça impressora. Os eixos formam um sistema de módulos lineares multiaxial XYZ, no qual o eixo X e o eixo Y foram implementados com unidades de correia dentada drylin e o eixo Z com sistemas de fuso/porca drylin. Desta forma, a cabeça impressora pode mover-se no sistema de módulos lineares multiaxial XYZ com cargas pesadas, mesmo a alta velocidade.