Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Chumaceiras esféricas resistentes à sujidade em robôs para controlo de ervas daninhas

Aplicação de herbicida com terminais de rótula igubal isentos de lubrificação lubrificação em robôs

A start-up suíça EcoRobotix produz robôs autónomos para controlo ecológico e económico de ervas daninhas.  Os terminais de rótula em plástico feitos de tribopolímeros isentos lubrificação desempenham um papel essencial.

Perfil

  • O que era necessário: chumaceiras esféricas igubal®
  • Requisitos: a utilização em campos requer chumaceiras esféricas que são resistentes à sujidade e poeira e robustas; ao mesmo tempo, o cliente procurava uma  solução  de baixo custo e peso.
  • Indústria: agrícola
  • Sucesso para o cliente: as chumaceiras esféricas são resistentes a meios, raios UV, radiação, sujidade e poeiras, ao contrário das metálicas, são capazes de absorver vibrações; além disso, as chumaceiras esféricas em polímero são até 80% mais leves do que as metálicas, o que também teve um efeito positivo no consumo de energia nesta aplicação
Robôs de ervas daninhas O robô de ervas daninhas funciona de forma autónoma até doze horas por dia.

Problema

A EcoRobotix desenvolve, produz e distribui máquinas agrícolas inovadoras. O objetivo é fornecer soluções robóticas precisas, seguras, confiáveis e acessíveis para simplificar a vida dos agricultores e produzir alimentos saudáveis. O primeiro desenvolvimento interno da start-up é um robô de monda que conduz autonomamente nos campos e destrói ervas daninhas de uma forma direcionada.
O robô pesa cerca de 130 quilos, move-se autonomamente, orienta-se e posiciona-se usando GPS e uma câmara. Um sistema de captura de imagem detecta se e onde as ervas daninhas estão localizadas.
O robô está equipado com um GPS RTK para um posicionamento exato. É controlado e configurado inteiramente por uma aplicação de smartphone. E a operação solar torna o robô completamente auto-suficiente no fornecimento de energia, mesmo quando o céu está encoberto.
Assim que o robô tenha identificado uma erva daninha, pulveriza uma micro-dose de herbicida sobre a erva, com precisão, através de dois braços robóticos. Os terminais de rótula são utilizados para que os dois braços robóticos tenham a mobilidade desejada.  Devido à sua utilização em campos, devem sobretudo ser equipados de forma adequada e robusta contra a sujidade e o pó. Além disso, o cliente procurava uma solução leve e económica.

Solução

As chumaceiras esféricas utilizadas nos braços robóticos são terminais de rótula igubal, que são resistentes à corrosão e suportam temperaturas de -40 a +200 graus Celsius. São ainda resistentes aos meios, raios ultravioleta, radiação, sujidade e poeira. E, ao contrário do que acontece com os componentes metálicos, os terminais de rótula conseguem amortecer as vibrações. Os terminais de rótula igubal são ideais para esta aplicação, porque são leves, económicos e muito resistentes.
Depois de serem instalados, já não requerem atenção – uma vez que são isentos de lubrificação, o trabalho de manutenção já é coisa do passado. Ao contrário do que acontece nas soluções metálicas lubrificadas, não ficam acumulados resíduos de resina ou misturas pastosas que possam atrair sujidade na superfície do casquilho. As calotas igubal podem ser utilizadas sem qualquer vedação, mesmo em condições de contaminação extrema. Isto é verdade tanto a poeiras finas como a sujidade. Além disso, as chumaceiras esféricas em polímero são até 80 por cento mais leves do que as metálicas. Neste caso, são instalados doze terminais de rótula por braço robótico, o que perfaz 24 terminais de rótula para dois braços. Isto apoia consideravelmente a construção de baixo peso, e ao mesmo tempo reduz o consumo de energia, o que foi um critério importante para o cliente neste caso particular devido à operação solar.

"Queremos uma solução económica, bem como ecológica. [...] Além disso, os polímeros são produzidos de forma energeticamente eficiente, as rotas de transporte são curtas e, mais importante ainda, a qualidade da igus é altissíma."
 
Fabien Grevoz-Sicurani, gestor de produção na EcoRobotix
Robôs de ervas daninhas 20 vezes menos herbicidas graças à deteção precisa e pulverização orientada de ervas daninhas.
Terminais de rótula igubal Os terminais de rótula igubal são isentos manutenção, corrosão, económicos e têm uma elevada capacidade de amortecimento.