Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

manus® de prata 2021 - cunha de abate


Descrição da aplicação

Indústria: silvicultura
requisitos do cliente: longa duração de vida, apesar da sujidade e das elevadas forças radiais
a solução da igus: casquilhos deslizantes iglidur G, guias lineares drylin W
 
A Forstreich GmbH recebe o manus de prata por utilizar casquilhos deslizantes iglidur e guias lineares drylin numa cunha de abate. 

Os últimos anos de seca, tornaram cada vez mais perigoso o abate de árvores com um martelo e uma cunha. Os ramos mortos caem com o mínimo impacto. A Forstreich, uma empresa sediada em Freiburg, Alemanha, desenvolveu por isso uma cunha de abate controlada por rádio e acionada por bateria.O silvicultor coloca a cunha no corte e inicia o processo de abate, mantendo uma distância de segurança de dez metros. Foram utilizadas guias duplas drylin W e chumaceiras para os movimentos lineares da cunha de abate. Utilizaram ainda os casquilhos deslizantes iglidur G. Os componentes permitem que a cunha absorva forças radiais e mantenha uma longa duração de vida - mesmo em ambientes com sujidade, areia e aparas de madeira.

Condições adversas para a guia linear

A guia linear e os casquilhos deslizantes resistem a condições ambientais extremas. "Terra, areia, serradura, humidade e resina não foram considerados como fatores de falha ou bloqueio na nossa aplicação.

Com os produtos em polímero da igus, encontrámos a solução ideal. Em combinação com a sujidade, os casquilhos metálicos autolubrificados teriam bloqueado o casquilho", continua Stefan Reichenbach. –"Não utilizamos lubrificantes nos nossos casquilhos, o que torna as nossas soluções leves, robustas e isentas de lubrificação e manutenção. O mesmo se aplica às nossas guias em alumínio anodizado", explica Philipp Köbele, Consultor Técnico comercial da igus GmbH. Outro ponto importante: ao não utilizar lubrificantes externos, não há derrame de óleos na floresta. Apesar do seu baixo preço, os casquilhos podem suportar e transmitir forças radiais e binários elevados, e têm uma elevada duração de vida.
Philipp Köbele (direita), consultor técnico comercial na igus GmbH e o CEO da Forstreich GmbH Stefan Reichenbach Philipp Köbele (direita), consultor técnico comercial na igus GmbH e o CEO da Forstreich GmbH Stefan Reichenbach
Cunha de abate com casquilhos deslizantes iglidur e guias lineares drylin
Cunha de abate em utilização