Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Cabo CC-Link para aplicações com movimento

Transporte fiável de dados com cabos CC-Link

O CC-Link (Control and Communications Link) é um sistema de fieldbus desenvolvido pela Mitsubishi, que foi desenvolvido em 1996 como uma rede de fieldbus própria. Devido à forte procura pelos clientes, o CC-Link foi lançado em 1999 como uma rede aberta, para que os protocolos de transmissão de dados estivessem também disponíveis para terceiros, a fim de desenvolverem as suas próprias interfaces. A CC-Link Partner Association (CLPA) foi fundada com o propósito de desenvolver continuamente o sistema de bus.
 
Existem quatro versões básicas diferentes de redes CC-Link:
  • O CC-Link standard apresenta um débito de dados de 10 Mbps e é baseado em RS-485. Permite transmitir informações e dados de comando.
  • O CC-Link/LT apresenta uma velocidade de transmissão de 2,5 Mbps e é uma rede baseada em bits para a implementação de atuadores e sensores.
  • O CC-Link Safety baseia-se no CC-Link standard, mas tem uma camada adicional com a funcionalidade de segurança na camada superior do protocolo CC-Link. Aqui é possível ligar tanto dispositivos CC-Link standard como dispositivos CC-Link Safety. No entanto, é condição prévia a existência de um módulo mestre CC-Link Safety.
  • O CC-Link IE baseia-se na Ethernet Industrial e foi desenvolvido para uma troca de dados contínua a todos os níveis de uma unidade de produção. A taxa de transferência de dados é de 1 Gbps.

Cabos para aplicações CC-Link da igus

A gama de cabos chainflex da igus oferece cabos CC-Link com diferentes níveis de performance. O CFBUS.PVC.035 é uma variante com revestimento exterior em PVC. Para as aplicações que requerem um revestimento exterior resistente a óleos, a igus oferece o CFBUS.PUR.035 com revestimento em PUR. O CFBUS.035 com revestimento exterior em TPE está disponível para elevadas exigências no raio de curvatura e curso, bem como para a resistência a óleos, inclusive orgânicos. As três versões possuem aprovações UL/CSA, EAC e CTP. Para o CC-Link IE, também podem ser utilizados os cabos Ethernet CAT5e da gama chainflex.
 
Todos os cabos chainflex CC-Link foram desenvolvidos para movimento permanente em calhas articuladas. Consoante os seus requisitos, pode escolher entre diferentes revestimentos exteriores em PVC, PUR e TPE. As diferentes séries de cabos bus proporcionam diferentes níveis de performance, para que seja possível escolher o cabo certo para cada área de aplicação, a fim de obter a duração de vida mais elevada.

Áreas de aplicação CC-Link

O CC-Link é distribuído principalmente na Ásia. Mas também existem aplicações na Europa, para transferir tarefas de automação entre dispositivos em diversas máquinas, mesmo que a PROFINET seja maioritariamente utilizada neste contexto.  
 
Os cabos CC-Link estão disponíveis para diferentes aplicações. No geral, os cabos CC-Link são instalados de forma fixa nas máquinas e equipamentos, podendo ser selecionados cabos com um condutor sólido ou um condutor flexível composto por 7 fios.
 
Para aplicações em calhas articuladas, é absolutamente necessário utilizar cabos CC-Link com fios finos entrançados. Além disso, a estrutura do cabo deve ser adaptada ao movimento na calha articulada, para garantir uma transmissão de dados segura, ao longo dos anos. É por isso que os cabos chainflex se estabeleceram especialmente em equipamentos e máquinas como robôs, máquinas de embalagem, máquinas de produção e máquinas-ferramenta.
 
Distâncias de transmissão
O tema da distância de transmissão máxima dos cabos bus é muitas vezes subestimado. No geral, é necessário ter em atenção, uma vez que o comprimento máximo do cabo pode variar muito consoante o tipo de cabo. Um cabo para instalação fixa apresenta sempre um amortecimento menor do que os cabos flexíveis, que são desenvolvidos para movimento permanente. Consequentemente, a distância de transmissão é menor do que a de um cabo para instalação fixa.
 
Dependendo da gama de cabos, os cabos bus CC-Link chainflex são mecanicamente desenvolvidos para cursos até 400 m ou mais, mas o débito de dados do sistema de bus diminui à medida que o comprimento do cabo aumenta. Para uma instalação fixa, é possível um comprimento de cabo total até 1200 m com cabos de cobre, sem repetidores. Contudo, a taxa de transmissão máxima é então de apenas 156 Kbps, enquanto que, com um comprimento de cabo total de 100 m, ainda é possível uma taxa de transmissão de dados de 10 Mbps. Com cabos CC-Link muito flexíveis para calhas articuladas, a nossa experiência revela que o comprimento de cabo pode ser significativamente menor. No entanto, este comprimento pode variar, consoante as condições ambientais e os requisitos de aplicação.
 
Vendidos ao metro ou confecionados
Os cabos bus chainflex podem ser encomendados ao metro num desenrolador único, por norma, ou em bobine, a partir de 1 m, sem custos de corte nem sobretaxas de quantidade mínima. Além disso, a igus também fornece estes cabos como readycable confecionados. Qualquer cabo CC-Link chainflex pode ser encomendado no comprimento desejado ou como cabo confecionado, a partir de uma unidade. Na loja online readycable pode escolher entre diferentes cabos e conectores. Uma função de filtro ajuda a selecionar o tipo certo.

Aconselhamento personalizado

Terei todo o gosto em esclarecer as suas questões

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat

Online:

24h