Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Coroas rotativas da igus ajudam a dar vida às corujas de três metros

Ainda este ano, uma obra de arte única irá enriquecer a vibrante paisagem cultural da cidade americana de Austin, Texas. A escultura interativa "Kempelen's Owls" apresentará duas corujas do Texas, cada uma com três metros de altura. As coroas rotativas isentas de lubrificação e de manutenção da igus proporcionam uma surpresa para os visitantes

Perfil

  • O que era necessário: coroa rotativa PRT
  • Requisitos: as coroas rotativas tinham de ser suficientemente grandes para que os cabos mecânicos, os componentes e os elementos de iluminação pudessem passar por elas. Também tinham de suportar cargas axiais e dinâmicas elevadas e ser isentas de manutenção, apesar das condições climatéricas.
  • Sucesso para o cliente: As coroas rotativas PRT da igus são resistentes a químicos, amortecem as vibrações e têm uma baixa absorção de humidade. São também muito robustas e podem suportar cargas muito elevadas.
Coruja com coroa rotativa PRT Uma coroa rotativa isenta de lubrificação e de manutenção garante o movimento fiável da cabeça mesmo nas mais diversas condições meteorológicas. (Fonte: igus GmbH)

"A amplitude axial e dinâmica é mais do que suficiente para o peso da cabeça da coruja, mas também é uma segurança se o público decidir subir à coruja ou puxar a sua cabeça."

Dan Sternof Beyer, Fundador e Director Criativo da New American Public Art

Problema

O desafio era encontrar uma coroa rotativa que pudesse cumprir todos os requisitos necessários para esta aplicação. A New American Public Art utilizou a igus em projetos anteriores, e trabalhou com a equipa dos Estados Unidos em Providence, R.I., para encontrar a melhor coroa rotativa para as grandes corujas. "Para esta coroa rotativa, precisávamos de um conjunto muito específico de características", disse ele. Tinha de ser muito larga para permitir a passagem dos elementos mecânicos e de iluminação através dela. Esta coroa rotativa precisava de suportar uma grande gama axial e dinâmica para não representar perigo para o público, e ser o mais isenta de manutenção possível, apesar das várias condições meteorológicas. Esta exigente lista de características excluiu 90% das coroas existentes no mercado".

Solução

A superfície deslizante das coroas rotativas da igus é feita com o polímero de elevada performance iglidur J, que se caracteriza pela boa resistência química, amortecimento de vibrações e baixa absorção de humidade. A coroa tem uma carga estática axial de 27.000 newtons e uma carga dinâmica axial de 7.000 newtons. Graças ao grande diâmetro exterior do PRT de 450 milímetros, a escultura requer menos material de suporte. O grande diâmetro interior (430 milímetros) permite-nos passar os cabos de fibra ótica, que iluminam os olhos das corujas à noite", explicou Sternof Beyer. "As características axiais e dinâmicas são mais do que suficientes para o peso da cabeça da coruja, mas também são uma segurança se o público decidir subir à coruja ou puxar a cabeça."

Desenho técnico da coruja com uma coroa rotativa PRT
As duas Corujas Kempelen farão em breve parte do Austin Artspace. Os visitantes podem usar um mecanismo escondido para virar a cabeça da coruja. (Fonte: igus GmbH)