Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

drylin® R – Informações especiais sobre as chumaceiras lineares drylin® R da série L1

Série L1 – Casquilhos de montagem à pressão com folga reduzida

Os casquilhos deslizantes da série L1 são fabricados com o material iglidur® L100, um composto em plástico extremamente resistente ao desgaste. Estes estão subdivididos numa área de montagem à pressão e uma área de deslizamento. A área de deslizamento é composta por travessas individuais que estão ligadas entre si por películas finas. Estas películas compensam a expansão do casquilho com o calor ou a humidade. Esta divisão permite que o casquilho não tenha praticamente qualquer folga, evitando, assim o bloqueio do veio. A área de montagem à pressão em formato cilíndrico também se distingue visualmente da área de deslizamento. A função desta área, que apresenta uma folga visível relativamente ao veio, é fixar com firmeza o casquilho no alojamento através da montagem à pressão.

Características especiais

  • Resistência ao desgaste extremamente elevada
  • Baixo coeficiente de atrito
  • Amortecimento de vibrações
  • Elevada força de compressão estática
  • Boa resistência química
  • Adequados para movimentos lineares, rotativos e oscilantes
  • Extremamente resistentes à sujidade
  • Igualmente adequados para veios macios e duros

Força de compressão

Os casquilhos deslizantes iglidur® incorporam, de forma homogénea, lubrificantes sólidos. Desta forma, é possível evitar totalmente os lubrificantes, mesmo com cargas elevadas. O material iglidur® L100 permite uma pressão superficial estática média de 70 MPa. No entanto, é necessário ter em consideração que devido à interrupção do suporte, apenas metade da superfície projetada do casquilho pode ser incluída nos cálculos.

Coeficientes de atrito de deslizamento

Os casquilhos deslizantes da série L1 foram concebidos para o funcionamento a seco em metal. Os melhores resultados são obtidos em acabamentos superficiais de 0,8 μm. Os coeficientes de atrito de deslizamento diminuem com o aumento da carga. Os valores típicos no funcionamento a seco situam-se entre 0,2 e 0,3. Mas o valor pode ser superior com veios desfavoráveis.
iglidur® L100 Rotativo Oscilante Linear
Contínuo (m/s) 1,5 1,5 8
Curto prazo (m/s) 3 3 10
Tabela 04: Velocidades superficiais máximas para iglidur® L100

Velocidades superficiais

A tabela adjacente apresenta potenciais velocidades superficiais dos casquilhos L1. As velocidades máximas são permitidas em movimentos lineares.
iglidur® L100
Temperaturas de funcionamento
Mínima
-30°C
Máxima, a longo prazo
+100°C
Máxima, a curto prazo
+190°C
Tabela 05: Limites de temperatura para iglidur® L100

Temperaturas de funcionamento

As temperaturas influenciam a resistência à compressão, o desgaste e a força de encaixe dos casquilhos no alojamento. Foi possível determinar um encaixe firme em todos os testes, até uma temperatura de 70°C. Para temperaturas mais altas, recomenda-se a fixação do casquilho na sua posição. Com a fixação adequada, os casquilhos deslizantes da série L1 podem ser utilizados até a temperaturas acima dos 130°C.

Aconselhamento personalizado

Terei todo o gosto em esclarecer as suas questões

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat

Online:

24h