Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Os cabos elétricos chainflex® duram, caso contrário, recebe o seu dinheiro de volta.

Os pormenores e os detalhes da constituição dos cabos elétricos chainflex® vão convencê-lo.

Do ponto de vista do cliente, um sistema de fornecimento de energia flexível apenas necessita de funcionar convenientemente. No entanto, esta necessidade pressupõe o funcionamento perfeito de todos os componentes, incluindo os cabos utilizados neste sistema. Aqui surgiu o problema levantado no início dos anos 80. Devido aos esforços constantes e frequentes resultantes dos movimentos das máquinas, os cabos falham com frequência, apesar do resto do sistema de fornecimento de energia estar em perfeitas condições. Em casos extremos, as falhas devido ao "efeito saca-rolhas" e fios partidos levam a paragens nos equipamentos e, consequentemente, custos elevados. Com o objetivo de encontrar uma solução para esta situação insatisfatória, a igus® decidiu tomar a iniciativa. Como pioneira a nível mundial, a igus® começou a desenvolver sistemas de calhas articuladas completos. As calhas articuladas e os cabos elétricos chainflex® são agora fornecidos por um único fornecedor e com garantia do sistema dependendo de cada aplicação. Baseado no crescimento do know-how desde 1989 e nas sofisticadas séries de testes que foram realizados desde então, os princípios de design foram, e ainda estão a ser desenvolvidos para ajudar a prevenir falhas nas máquinas das fábricas de hoje em dia.

Imagem 1: cabo entrançado em camadas para calha articulada
Imagem 2: constituição do fio e dos condutores de um cabo elétrico chainflex®
Imagem 3: entrançado em grupos em torno de um cordão central
1

Tecido

2

Elemento central extrudido, resistente à tração

3

Condutores entrançados em camadas

1

Condutor multifilar entrançado com passo curto

2

Elemento central à prova de tracção

3

Elevada resistência ao atrito, revestimento exterior extrudido à pressão.

1

Malha total com ângulo de entrançado otimizado

2

Revestimento interior extrudido à pressão

3

Elemento central à prova de tracção

Como pode ser evitado o efeito "saca-rolhas"?

Imagem 4: cabo de comando com malha "indicados para calhas articuladas" apenas após 400 000 ciclos com um raio de curvatura de 10 x d Aqui, o termo "saca-rolhas" não se refere ao instrumento para remoção de rolhas. Em vez disso, refere-se à deformação permanente dos cabos para aplicações móveis causada pelo excesso de tensão, o que em muitos casos resulta em fios partidos. Como é que isto acontece? Como se pode evitar o efeito "saca-rolhas"? Um fator importante, para além do desenho do sistema completo de calha articulada, é a constituição dos cabos elétricos. Basicamente, existe uma clara distinção entre cabos com entrançado em grupos e os cabos entrançados em camadas.
Efeito "saca-rolhas" num cabo Cabo danificado numa calha articulada
Efeito "saca-rolhas" num cabo
Efeito "saca-rolhas" num cabo

Propriedades do entrançado em camadas

O entrançado em camadas é significativamente mais fácil de produzir e, consequentemente, os cabos produzidos desta forma são geralmente apresentados no mercado como cabos low cost para calhas articuladas. Mas o que é aparentemente tentador pode rapidamente transformar-se num erro quando o "efeito saca-rolhas" imobiliza o sistema que funciona com estes cabos. Como surgem estes problemas? Observar a constituição do cabo pode ser uma ajuda (ver figura 1). No caso do entrançado em camadas, os condutores do cabo são entrançados de forma mais ou menos firme e extensível em várias camadas em torno de um elemento central e são fornecidos com um revestimento exterior extrudido em forma de um tubo. No caso dos cabos com malha, os condutores são envolvidos em tecido. Mas o que acontece, por exemplo, a um cabo com uma constituição semelhante a 12 condutores durante um funcionamento normal? Ao mover o condutor, o movimento de flexão comprime o raio interior do cabo e estica o condutor no raio exterior. Inicialmente, o cabo funciona bastante bem, porque a elasticidade do material ainda é suficiente. Mas muito rapidamente a fadiga do material causa deformações permanentes e depois, devido ao movimento especificado, os condutores criam as suas próprias zonas de compressão e tração. Cria-se o efeito "saca-rolhas" e os fios partem.

Entrançado em grupos experimentado e testado extensivamente milhões de vezes desde 1989.

O entrançado em grupos elimina estes problemas pela sua constituição interna de entrançamento altamente sofisticada. Aqui, os condutores de cabo são agrupados com um passo especial e assim apresentam-se em grupos. Para grandes secções, isto é feito em volta de um elemento resistente à tração. O próximo passo é o renovado entrançado de condutores agrupados em tranças em torno de um cordão central resistente à tração (ver figura 2).
Devido a este múltiplo entrançamento dos condutores, todos os condutores alternam várias vezes entre o raio interior e o exterior em cabos dobrados. As forças de compressão e tração equilibram-se em torno do cordão central resistente à tração que garante à estrutura a estabilidade necessária. Portanto, o entrançamento mantém-se estável mesmo sob a tensão máxima de curvatura.

O que são problemas de CEM e ruturas da malha do cabo?

A malha deve cumprir duas funções essenciais:

proteger os sinais de interferências externas

evitar anomalias antes de transmitir a informação para o exterior.

Ambas as tarefas são igualmente importantes, porque sinais com erros podem causar danos significantes no próprio sistema assim como em sistemas externos. Para além disso, este é um ponto especialmente problemático devido ao facto de que uma malha incorreta geralmente não pode ser detetada do lado exterior e isto torna a deteção de problemas extremamente difícil. Como surgem estes problemas?

Mais uma vez, a resposta encontra-se na estrutura interior do cabo: a malha é concebida para os movimentos do cabo? Apesar de ser muito fácil isolar um cabo estático, é muito mais difícil garantir um isolamento permanente de um cabo com movimento.
No caso dos cabos elétricos indicados para calha articulada, o entrançado de uma camada intermédia de ligação é enrolada em tecido. A camada intermédia deveria garantir a separação entre os condutores e a malha. Mas o que muitas vezes funciona muito bem em aplicações estáticas é geralmente insuficiente em aplicações com movimento. Isto acontece porque a tecido não cria uma fronteira entre o entrançado, a malha e o revestimento e pode rasgar-se durante o movimento em esforço. Consequentemente, a malha metálica fricciona o revestimento dos condutores e facilmente ocorrem curto-circuitos. Mas a produção da própria malha é, por si só, extremamente demorada e dispendiosa e pode ter sido esta a razão para o uso de malhas entrançadas abertas ou malhas sem entrançado, apenas enroladas. As desvantagens são bastante evidentes. As malhas abertas têm uma malha limitada em movimento. O movimento e a expansão reduzem ainda mais o efeito. O tipo de malha é, portanto, um ponto importante que não é mencionado em alguns catálogos.

manter os condutores entrançados sempre na mesma posição, guiando-os como num canal;

funcionar como uma base firme e robusta da malha fina e compacta.

Quebra do revestimento exterior (36x0,142) apenas após 900 000 ciclos com um raio de curvatura de 7,8 x d

Quebra da malha e como prevenir este efeito

Mesmo durante a produção da malha existem muitas coisas que podem ser feitas correta ou incorretamente. O ângulo da trança é um parâmetro muito importante. Nos cabos para funcionamento em calha articulada é esperada uma força de tração da malha no raio exterior de curvatura. Se o ângulo do entrançado da malha for adverso ao raio, a força de tração aumenta e é fácil que a malha se parta. As consequências vão desde um menor efeito do isolamento à existência de curto-circuitos, se as pontas da malha penetrarem no revestimento dos condutores. Nota importante: se a malha consegue deslizar facilmente no revestimento depois da descarnagem, então a malha na maior parte dos casos não é indicada para aplicação em calha articulada! A igus® criou os seus cabos com os seguintes princípios:

O ângulo da trança da malha é determinado por testes de longo prazo e neutraliza de forma segura as forças de tração e o cabo é, por isso, indicado para as calhas articuladas.

Devido ao revestimento interior, a malha não se movimenta de forma descontrolada.

A malha por si só exerce resistência à torção da trança.

Atrito/quebra do revestimento exterior

Enquanto que os danos na estrutura interior são difíceis de detetar pelo exterior, os problemas no revestimento exterior são detetados imediatamente. O revestimento exterior é a primeira proteção da complexa estrutura interior. É, por isso, que um revestimento exterior partido, usado ou deformado é um defeito de qualidade grave. Para prevenir este problema, os clientes da igus® podem selecionar entre 7 revestimentos diferentes que são indicados para trabalhar em calha articulada em ambiente diferentes.

Revestimento extrudido à pressão

Aqui não apenas o material que é importante mas também o processo de fabrico. No caso dos cabos para calha articulada, o revestimento é geralmente extrudido sob a forma de um tubo e, por isso, não garante à estrutura entrançada o suporte e a estabilidade suficiente para o constante movimento de flexão. A estrutura entrançada pode-se desmontar.
Desta forma, a igus® foi a primeira empresa mundial a fabricar cabos para calha articulada com o "revestimento extrudido à pressão e reforço de fibras".
Aqui, o material do revestimento é injetado entre o entrançado dos condutores com pó de talco que garante que a estrutura entrançada não se altera e também cria uma espécie de canal para o condutor. A característica especial deste tipo de fabrico é que os espaços vazios entre os condutores no entrançado são completamente preenchidos pelo material do revestimento devido à pressão de extrusão. Como resultado, o revestimento cria uns canais de guiamento que garante ao condutor uma posição definida no movimento longitudinal do cabo. O revestimento também proporciona suporte para a malha.

A qualidade do entrançado dos cabos elétricos chainflex®

Cordão central resistente à tração

Entrançado em grupos

Revestimento interior extrudido à pressão em cabos com malha

Entrançado compacto da malha

Ângulo do entrançado da malha optimizado

Revestimento extrudido à pressão


Mais informações