Alterar idioma :


Como parte do
Os rolamentos iglidur foram utilizados na suspensão e nos amortecedores do carro, enquanto os sistemas lineares drylin desempenharam um papel importante na estrutura aerodinâmica. Estes componentes contribuíram decisivamente para a redução do atrito e do peso, o que melhorou o desempenho do veículo.
O sucesso não deixou de se materializar: A equipa Revolve NTNU alcançou uns impressionantes 15 lugares no pódio em três competições internacionais de Formula Student em 2024, incluindo o 1º lugar em Design de Engenharia na Formula Student Netherlands.
A igus e a ASI Automatikk AS estão orgulhosas por terem apoiado a equipa e esperam continuar a colaboração com os talentosos engenheiros da Revolve NTNU no futuro.

Na Universidade Estatal Cooperativa de Baden-Württemberg (DHBW) de Mannheim está a ser desenvolvido um robô andante de quatro patas para servir de plataforma de investigação e aprendizagem para os estudantes. Tendo em conta os preços elevados dos robôs comerciais e o desejo de criar a sua própria solução, os estudantes aventuraram-se a conceber e desenvolver o seu próprio robô - tudo a partir de uma impressora 3D. No entanto, o caminho para concretizar a sua visão não foi isento de desafios. A equipa começou por desenvolver e imprimir em 3D um módulo de atuador que pudesse suportar os requisitos dinâmicos e ainda ser rentável. Vários destes módulos foram utilizados para construir e montar a primeira perna, juntamente com um equipamento de teste, permitindo reconhecer a silhueta lentamente emergente do robot. No entanto, após inúmeros testes, tornou-se evidente que o filamento utilizado (PLA) era demasiado elástico e, ao mesmo tempo, tinha uma massa considerável. Graças ao apoio da igus®, a equipa foi capaz de alcançar um avanço. Ao utilizar o igumid® P150, um filamento reforçado com fibra de carbono, e rolamentos de esferas xiros, foi possível reduzir o peso de cada módulo do atuador em cerca de 18%.

As ortóteses que calçam os dedos lesionados podem ser produzidas no hospital em tempo recorde utilizando uma impressora 3D: Os estudantes da Universidade de Ciências Aplicadas de Trier estão a desenvolver uma plataforma compacta que mede os dedos. Um dos desafios do projeto foi a orientação dos cursores móveis, cujas pontas se movem ao longo de medidas centimétricas coladas quando os dedos são medidos. Por isso, a equipa recorreu a um especialista em guias lineares: igus®. Com a ajuda das guias lineares em miniatura prontas a instalar da série drylin® N no tamanho de instalação 17, os estudantes foram capazes de realizar a orientação da placa de medição muito facilmente.

Uma unidade de ensino sobre tecnologia de acionamento também faz parte do currículo da formação de um técnico. Este também é o caso na Carl-Reuther-Berufskolleg em Hennef. Um dos seus alunos é Niklas Schröder, que trabalha como técnico de mecatrónica de desenvolvimento na igus® GmbH. Paralelamente ao seu trabalho, está a receber formação para se tornar um técnico certificado pelo estado. "O conteúdo prático na escola é particularmente interessante para o meu trabalho. No campo da tecnologia de acionamento, apercebi-me que apenas as soluções pneumáticas tinham sido mostradas e explicadas como material de ensino até agora," explica Niklas Schröder. Isto deu-lhe a ideia de doar material ilustrativo da igus®. Um eixo de correia dentada e um módulo linear de fuso com motor de passo correspondente e sistema de controlo D1 dryvecontrol foram agora adicionados ao laboratório prático da escola profissional. "Com a interface de utilizador intuitiva e baseada na web, os alunos podem agora descobrir rapidamente por si próprios como o eixo pode ser colocado em funcionamento com os motores," diz Krystian Watty, professor de tecnologia no Colégio Vocacional Carl Reuther. "Estamos muito satisfeitos por a igus® nos estar a apoiar com as suas soluções e conhecimentos na sala de aula."

Porquê ir pequeno quando se pode ir grande: foi esta a ideia de Robin Godwyll e Chris Walter quando conceberam a impressora 3D XXL. Com um espaço de instalação de 2 x 2 x 2 metros, os designers industriais querem abrir novos caminhos no fabrico. Por exemplo, imprimir móveis a partir de plástico. No entanto, a mobilidade do eixo colocou os designers perante um desafio: o encaminhamento seguro dos cabos. Encontraram o que procuravam na igus®. Graças ao programa de apoio a jovens engenheiros®, pudemos fornecer gratuitamente aos estudantes equipamentos e cabos de energia.

Os alunos do curso "Mechatronics/Automation" do campus de Gütersloh da Universidade de Ciências Aplicadas de Bielefeld retomaram o projeto existente de uma máquina de resolver cubos de Rubik e melhoraram a máquina de tal forma que esta pode ser utilizada de forma fiável em feiras comerciais e dias de informação. O principal desafio era a deteção do estado do cubo através do processamento de imagem, o controlo do motor passo a passo para rodar os lados do cubo e a complexa fixação manual do cubo. As mesas elevatórias de fuso drylin® asseguram agora uma fixação do cubo dos quatro lados sem lubrificação e sem solavancos. Idealmente, o cubo mágico pode ser resolvido a uma velocidade de 15 movimentos por segundo. O algoritmo de solução subjacente requer entre 10 e 35 movimentos. Na melhor das hipóteses, o cubo de Rubik pode, portanto, ser resolvido em menos de um segundo e, assim, competir com soluções profissionais.

De Darwin a Adelaide: 3.022 quilómetros através do deserto australiano. Os participantes no World Solar Challenge têm exatamente uma semana para percorrer esta distância. Os carros só podem viajar utilizando a energia do sol. As equipas de estudantes de todo o mundo estão a desenvolver diferentes conceitos de veículos para este fim, demonstrando a diversidade colorida das tecnologias sustentáveis. Um dos participantes deste ano na corrida vem de Aachen. A equipa Sonnenwagen participou na competição bienal pela segunda vez e cruzou a linha de chegada em sexto lugar. A tecnologia de casquilhos deslizantes feita de polímeros iglidur® tribo do especialista em plásticos de movimento igus® ajudou-os a alcançar este objetivo. A tecnologia de casquilhos deslizantes leves iglidur® da igus® pode ser encontrada em inúmeros sítios no Sonnenwagen. Por exemplo, as juntas de forquilha auto-ajustáveis igubal® feitas de iglidur® J são utilizadas no mecanismo telescópico para a cobertura solar do carro e no volante. O mesmo material é utilizado sob a forma de rótulas na suspensão das rodas traseiras e na caixa de direção.

Construir a sua própria impressora 3D: Um projeto que Jonas Bernhart também levou a cabo. Para os componentes, o jovem engenheiro pegou na caixa de plástico de movimento da igus®. Para alimentar o seu projeto, precisou de um eixo de alumínio drylin® R, que utilizou para suportar o eixo y e o eixo z. Os suportes do eixo x foram suportados pelos casquilhos de casquilhos lineares drylin® R. Também utilizou o casquilho de casquilho linear e a extremidade da haste igubal® para suportar o eixo y (a placa de impressão). De modo a realizar uma cabeça de impressão amovível, instalou uma sistema de guiamento linear drylin® no eixo x. Ao mesmo tempo que a parte mecânica, planeou a parte eletrónica e decidiu-se pelo controlo do motor de passo. Para isso, precisou do cabo chainflex® da igus®, que conseguiu colocar através dos perfis de alumínio.

Na competição Formula Student Germany, a igus® apoia equipas de estudantes internacionais como parte do seu programa de apoio a jovens engenheiros. Estas equipas reúnem-se anualmente na competição de design em Hockenheimring para colocar os seus carros de corrida auto-construídos uns contra os outros. Quer seja por problemas de peso, custo ou espaço: a tecnologia de rótulas iglidur® da igus® ajuda com os seus tribo-polímeros leves e compactos.
Nos sistemas de controlo, na caixa dos pedais, na suspensão ou no motor: todos atingem o seu objetivo utilizando a tecnologia de rolamentos da igus®. Isto porque os casquilhos deslizantes não são apenas altamente resistentes ao desgaste, mas também resistentes à corrosão e à humidade. A equipa de corrida PWR da TU Wroclaw (ver imagem) também confia na tecnologia de casquilhos deslizantes da igus®.

Chutar a bola para cima, acertar na bola em movimento, saltar para o ar e levantar-se de novo depois de uma queda. Não são apenas os futebolistas profissionais que conseguem fazer tudo isto, mas também os robots da B-Human. No RoboCup German Open - uma competição centrada na robótica - a equipa de Bremen recuperou o título alemão na liga de futebol de plataforma standard, que tinha perdido no ano passado. Na final, a equipa ganhou por pouco 4:3 contra os actuais campeões mundiais de Leipzig. "Motivados por este grande resultado, iremos agora à RoboCup internacional em Sydney, de 2 a 8 de julho, graças ao apoio da igus®," diz Jan Blumenkap da B-Human. Desejamos à equipa um sucesso contínuo!

As fresadoras CNC estão a tornar-se cada vez mais populares entre os amadores. A sua construção é rápida e económica e podem ser utilizadas de várias formas. Quer se trate de uma fresadora, de um cortador a laser ou de uma impressora 3D. Um desses amadores é Kay Thömmes. O estudante de engenharia mecânica dedica-se há vários anos a excitantes projectos caseiros. Ele já utilizou um casquilho de casquilho deslizante linear sem lubrificação da igus® para construir uma impressora 3D. Para a sua fresadora CNC mais impressa, Thömmes optou mais uma vez pelos componentes da igus®: O cabo altamente flexível chainflex® e o seguro e-chain® asseguram um encaminhamento fiável dos cabos nos três eixos. O projeto foi financiado pela igus® como parte do programa de apoio a jovens engenheiros.

Na Universidade de Ciências Aplicadas de Heidenheim, uma equipa de seis jovens estudantes de engenharia mecânica construiu, como projeto, um robô capaz de montar componentes de forma autónoma e de se reconstruir a si próprio na sua estrutura básica. O caminho era o objetivo: o robô tinha de ser desenvolvido, concebido e programado pelos próprios alunos no prazo de três meses.
A escolha recaiu sobre um robô articulado de 5 eixos, que oferece muitas aplicações possíveis graças ao módulo final intermutável. Além disso, podem ser montadas ferramentas de aparafusamento e de preensão. Para o sistema de controlo, foi utilizado um controlador de passo em circuito fechado e motores com codificadores. O robot é controlado através de um programa escrito pelo próprio. A precisão é assegurada por quatro juntas robotizadas robolink® D da igus®. Uma engrenagem sem-fim autoblocante em cada junta assegura a capacidade de carga óptima do robô. Para além disso, as juntas da igus® são de baixa manutenção e não é necessária qualquer lubrificação adicional graças aos polímeros de alto desempenho.

A fábrica da igus® em Porz recebeu uma visita dos jovens da VDI - os VDInis. Durante o evento de três horas, pais e filhos aprenderam muitas coisas sobre plástico, plástico de movimento e a empresa igus®, incluindo uma visita à fábrica seguida de uma sessão de artesanato e-chain®.
Os VDInis já estavam familiarizados com o termo plástico. No entanto, os plásticos de alto desempenho, a moldagem por injeção e o plástico de movimento não estavam. Numa apresentação de meia hora, os VDInis e os seus pais foram informados sobre o plástico, a igus® e os seus produtos.
Após a apresentação, houve um pequeno refresco e depois foi a vez do ponto central do evento: a visita à fábrica. Havia muito para ver aqui: desde a preparação de materiais, máquinas de moldagem por injeção e laboratórios de teste até à montagem automática da calha articulada® utilizando robôs e cadeias prontas a usar.
Depois, os participantes fizeram pulseiras coloridas, colares e até uma corda de saltar com elos da e-chain®.

A Robert Hofmann GmbH impressionou o júri com uma ideia para economizar tempo na automação da impressão 3D. O prémio, um vale de 3000 euros para um braço robótico robolink® D da igus®, destina-se a transformar este conceito em realidade. O robot de baixo custo seria utilizado no centro de formação da empresa. Esta inovação deverá tornar supérflua a substituição manual das placas de construção na impressora 3D da própria empresa. Isto permitiria que o sistema fosse totalmente utilizado. Além disso, seria fácil e conveniente controlá-lo através de uma aplicação para smartphone.

No primeiro evento de Fórmula Student deste ano na Holanda, a equipa eMotorsports da Universidade de Ciências Aplicadas de Colónia alcançou o seu primeiro sucesso. Equipada com casquilhos deslizantes iglidur® isentos de lubrificação e chumaceiras compensadores igubal® nos pedais, bem como película deslizante Tribo-Tape de baixo atrito na caixa de direção e rolamentos de esferas de polímero xiros® isentos de manutenção nos componentes aerodinâmicos, a equipa conseguiu assegurar um lugar entre os dez primeiros.

Eles jogam futebol, dominam missões de resgate e assumem a logística numa fábrica inteligente: os robôs competiram uns contra os outros na RoboCup German Open 2018 em Magdeburg, em abril. A equipa Carologistics tornou-se campeã alemã na liga de logística - com o apoio da especialista em plástico de movimento igus®.

Com 141.000 metros quadrados em onze pavilhões, a feira de Colónia será mais uma vez a maior loja de mobiliário do mundo durante a IMM. É aqui que as mentes criativas da indústria mostram as suas inovações. Tanto no design como nos materiais. 15 jovens técnicos de madeira da Universidade de Ciências Aplicadas de Gsechs, em Hamburgo, exibem na feira uma série de arrumações para vinhos particularmente elegantes, feitas de teca/carvalho, cortiça e folha de ardósia. Nos seus móveis, eles confiam em componentes de casquilhos deslizantes livres de lubrificação e manutenção da igus®.

Este ano, a igus® está a apoiar a equipa Robo TV do Overather Paul-Klee-Gymnasium nas Olimpíadas Mundiais de Robôs na Costa Rica. O objetivo da competição é cumprir uma tarefa dentro de um período de tempo definido utilizando um robô Lego auto-montado e software auto-programado.

Paul Saul dirigiu-se à equipa de Apoio a Jovens Engenheiros da igus® com a ideia de construir um deslizador de câmara que pudesse criar time-lapses automatizados e em movimento, bem como planos de seguimento suaves em curtas-metragens. Devido ao funcionamento silencioso e à baixa vibração da guia linear® da igus, o estudante decidiu optar por uma calha drylin® W com um carro correspondente. Um motor de passo ligado ao carro através de uma correia de transmissão move a câmara no carril. Este tipo de motor foi escolhido de modo a obter a maior precisão possível no posicionamento e, ao mesmo tempo, uma velocidade de funcionamento elevada. A precisão é particularmente importante para o empilhamento de focagem e para garantir uma distância constante nas filmagens em time-lapse. O estudante dedicado imprimiu tanto o suporte da câmara como os suportes do motor utilizando a sua própria impressora 3D.

Esta peça de trabalho é um móvel de corredor em carvalho e MDF lacado a antracite, que possui um tampo deslizante que permite aceder a um compartimento secreto. Esta guia invisível é possível graças à utilização do sistema de guias miniatura drylin® N17 entre o tampo e a caixa.

Este ano, 115 equipas de 25 países competiram entre si no Hockenheimring na competição internacional de design. Mais uma vez, os estudantes confiaram nos produtos isentos de lubrificação e manutenção da especialista em plásticos de movimento igus®. Quer seja uma guia linear nos pedais, um veio de carbono montado a seco na direção ou uma extremidade de haste no braço - os produtos da igus® podem ser encontrados numa grande variedade de cenários de aplicação.

O xadrez é um dos desportos de cabeça mais populares, que pode ser divertido não só em pares, mas também sozinho. Com o "Chess Buddy", Sebastian Jahn e Julian Krydl desenvolveram uma nova geração de robots de xadrez como parte da sua tese de licenciatura. Reage diretamente aos movimentos do adversário e move as peças de forma completamente autónoma. O funcionamento interno motorizado do Chess Buddy consiste em dois eixos de alumínio de precisão, nos quais rolamentos de deslizamento drylin® R, isentos de lubrificação, permitem que um eletroíman deslize silenciosamente e com pouca vibração para posicionar as peças.

A tarefa de um grupo de estudantes de Heidenheim era conceber e construir um manipulador móvel que pudesse pegar em dez cubos de madeira e empilhá-los num local diferente da sala num dispositivo fornecido para o efeito. A equipa decidiu colocar os cubos numa calha do manipulador utilizando uma pinça. A calha assume a função de um depósito que pode conter até cinco cubos. Como a posição de ejeção está a um nível mais elevado, o ajuste da altura é assegurado por um acionamento de fuso. Um acionamento de fuso adicional garante que os cubos são ejectados na direção horizontal. De forma a realizar o projeto com um orçamento reduzido, a equipa recorreu ao Apoio a Jovens Engenheiros da igus®. Juntamente com o departamento de vendas, os accionamentos do fuso drylin® E e o fuso drylin® SLW com rolamento correspondente foram selecionados para o projeto e instalados com sucesso no manipulador, que a equipa denominou ACHIM (Manipulador de Inserção e Manuseamento Automatizado de Cubos). O resultado é impressionante, porque com o fuso isento de lubrificação e manutenção e os motores adequadamente concebidos, o manipulador pode apanhar os dez cubos de madeira necessários em quatro minutos, rodá-los e colocá-los no sítio certo.

No mundo da Formula Student, a construção leve e a inovação estão integradas no dia a dia do negócio. A instalação de um DRS (Sistema de Redução de Arrasto) para a Formula Student Team Global Formula Racing de Friedrichshafen também exigiu componentes leves, mas estáveis e resistentes ao desgaste, razão pela qual a equipa recorreu ao Young Engineers Support. Utilizando o serviço de impressão 3D da igus®, a equipa foi capaz de imprimir as inserções da asa de forma rápida e fácil. As inserções permitem que a asa seja estável e flexível ao mesmo tempo. A produção precisa e rápida significou que as inserções foram imediatamente anexadas ao perfil da asa.

A equipa MCGravity, patrocinada pela igus® com casquilhos deslizantes, conquistou com sucesso o 6º lugar no Campeonato Alemão de Fórmula 1 nas Escolas. Um total de 230 equipas de toda a Alemanha queriam ganhar a cobiçada Taça de Fórmula 1 nas Escolas. A equipa de Hamburgo já tinha ficado em segundo lugar nos campeonatos estatais e garantiu um lugar no Campeonato Alemão, juntamente com outras 16 equipas. Aí, a equipa pôde competir em várias categorias, como a do carro mais rápido ou a do stand da equipa.

A equipa B-Human da Universidade de Bremen, patrocinada pela igus®, venceu mais uma vez o Robocup German Open como a melhor equipa de robótica de futebol alemã após um jogo final emocionante contra a equipa HTWK de Leipzig com uma pontuação de 4:1. A equipa já tinha vencido a concorrência da Alemanha, Suíça, Luxemburgo e Itália na fase preliminar e nas meias-finais. Os campeões alemães estão agora a preparar-se para o próximo campeonato mundial no Japão, onde tentarão defender o seu título de campeões mundiais.

A equipa Infinite Speed do Jakob Fugger Gymnasium conseguiu levar para casa o título de vice-campeã da Baviera no campeonato regional F1 in School South-East deste ano. A equipa de Augsburg utilizou casquilhos deslizantes iglidur® J3 tanto no eixo de corte como no spoiler dianteiro. A caixa da equipa da Infinite Speed também impressionou o júri. O júri ficou particularmente impressionado com a ideia de apresentar informações sobre os membros da equipa e o carro num ecrã tátil utilizando códigos de barras auto-programados, pelo que a equipa recebeu o prémio especial para o melhor stand de equipa entre as equipas seniores da Baviera, Hesse, Áustria e Holanda.

A equipa Frantic Racing da escola Grootmoor em Hamburgo ganhou o primeiro lugar para o melhor design com o seu carro de corrida no campeonato estatal de Hamburgo de Fórmula 1 na escola. A igus® apoiou a equipa tanto na construção do protótipo como no carro final com rolamentos de esferas xiros da xirodur® B180. Para além disso, foram utilizados casquilhos deslizantes feitos de iglidur® G nos elementos de guia. Para as corridas de Fórmula 1 na escola, o veículo é montado numa corda guia para que permaneça em segurança na pista durante toda a distância. De forma a envolver esta corda da forma mais segura possível, os alunos instalaram os nossos rolamentos na parte inferior dos veículos.

O projeto "Public Brewing" é uma fachada multimédia interactiva no edifício da cervejaria Uerige em Düsseldorf. A igus® drylin® ZLW patrocinou o projeto para que a cerveja produzida virtualmente, depois de o visitante ter controlado o processo desde a moagem do malte até ao engarrafamento, operando vários botões, bombas e manivelas, também saia como um exemplar real.

Product manager dry-tech
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h