Contacto direto
igus® Lda.

Rua Eng. Ezequiel

Campos, 239

4100-232 Porto

+351 226 109 000

Imprensa

Tem alguma questão? Precisa de algum material específico? Disponibilizamos comunicados de imprensa atuais e imagens com qualidade de impressão para download.  
ContactoGostaria de pertencer à nossa lista de contactos de imprensa

Comunicados de imprensa por área

Empresa geral Automação de baixo custo
Cabos/Calhas porta-cabos articuladas manus® / vector®
Casquilhos autolubrificados/Chumaceiras esféricas/Guias lineares Todos
Impressas, maquinadas e agora também injetadas: rodas dentadas em polímeros resistentes ao desgaste da igus29/07/2021

A igus oferece a produção por injeção de rodas dentadas de forma económica e isentas de lubrificação As rodas dentadas em polímeros garantem a transmissão de potência em inúmeras aplicações, quer seja em máquinas de café automáticas ou em atuadores. Especificamente para a produção de grandes volumes de rodas dentadas resistentes ao desgaste e com elevada duração de vida, a igus oferece agora produção por injeção, para além da maquinagem a partir de barras e varões e da fabricação aditiva. O utilizador tem a possibilidade de utilizar a vasta variedade de materiais iglidur isentos de lubrificação da igus.

Imprima facilmente peças robustas e resistentes ao desgaste com o novo tribofilamento da igus22/07/2021

O filamento iglidur I190 garante uma produção rápida de peças extremamente resistentes ao desgaste Para fabricar peças resistentes ao desgaste em dimensões especiais de forma rápida e económica, a igus desenvolveu agora um novo filamento universal: o iglidur I190. É notável a sua elevada resistência à flexão mecânica (80 MPa). O material otimizado tribologicamente não requer lubrificação ou manutenção e pode ser utilizado em todas as impressoras 3D disponíveis no mercado com camas de impressão aquecidas.

Um desempenho limpo: a igus ganha o prémio REINER! Prémio para a calha modular para salas limpas15/07/2021

O Prémio Fraunhofer Purity Technology foi atribuído ao sistema de fornecimento de energia isento de partículas e compacto e-skin flat Os ambientes de produção de elevada pureza garantem que a eletrónica também irá funcionar com segurança na vida normal. Para que os fabricantes possam produzir em salas limpas, são necessários elementos de máquinas que não criem partículas. Todos os anos, o Instituto Fraunhofer homenageia os produtos mais inovadores com um prémio! REINER! A empresa especialista em motion plastics, igus, está muito satisfeita com o 2º lugar que a calha articulada e-skin flat recebeu. A alternativa às correias planas é compacta, modular e tem a classe 1 para salas limpas. Os cabos podem ser facilmente inseridos na calha articulada utilizando o fecho e podem ser rapidamente substituídos em caso de manutenção.

Feira dos Motion Plastics da igus 2021: 168 inovações tribológicas num só stand15/07/2021

A feira real/virtual convida os visitantes a utilizar polímeros de elevada performance para melhorar suas aplicações com movimento Mais novos produtos, extensões de gama e ofertas digitais, do que nunca: a “Feira dos Motion Plastics da igus” 2021 está digitalmente aberta. Os visitantes podem esperar 168 inovações de todos os departamentos – pacotes de cabos e mangueiras com calhas telescópicas para robôs, rolamentos de esferas para funcionamento a seco com uma duração de vida 21 vezes superior e impressão 3D de grande dimensão.

Tempos de entrega reduzidos para peças especiais: a igus FastLine fornece casquilhos deslizantes injetados à medida em 7 dias08/07/2021

A nova linha de produção no departamento de fabrico de peças injetadas da igus permite a produção rápida de casquilhos deslizantes personalizados Quando a procura de um produto no mercado é elevada, são necessários fabricantes e fornecedores com rápida capacidade de resposta. As peças personalizadas, tais como casquilhos deslizantes em formas especiais, têm de ser entregues rapidamente e sem complicações. Mas não é invulgar que a produção de peças especiais injetadas demore várias semanas. A igus, especialista em plásticos, oferece agora aos seus clientes o Serviço FastLine graças a um novo serviço no departamento interno de fabrico de moldes. Os casquilhos deslizantes em polímero isentos de lubrificação, em dimensões especiais, podem ser entregues em poucos dias a preços económicos.

De uma garagem a líder global do mercado: o casal que fundou a igus festeja o seu 90º aniversário08/07/2021

Em 1964, Günter e Margret Blase lançaram as bases para um avanço dos motion plastics na indústria Neste ano, fundaram a igus na sua garagem em Colónia Mülheim. Em 2021, a empresa ativa a nível internacional fornece a clientes em todo o mundo os seus motion plastics isentos de lubrificação e de manutenção. Para celebrar o 90º aniversário dos fundadores, a igus volta a dar vida à garagem.

Bloqueados com segurança! Os novos separadores interiores para série de calhas articuladas E4Q reduzem o tempo de montagem01/07/2021

Separadores universais e travessas com bloqueio garantem uma montagem flexível e fácil das calhas articuladas Para um guiamento seguro de cabos em cursos longos e sem suporte, a igus desenvolveu a nova série de calhas articuladas E4Q. O desenho biónico desta série de calhas articuladas reduziu o peso, enquanto as travessas com bloqueio reduzem o tempo de montagem do sistema em 40 por cento. Para facilitar ainda mais o preenchimento dos condutores, a igus lançou agora uma nova separação interior para a série E4Q. Os separadores universais podem ser colocados de forma simples nas travessas, as prateleiras podem ser inseridas a partir da esquerda ou da direita, ao longo do raio interior ou exterior. Um mecanismo nos separadores bloqueia automaticamente a calha ao fechar.

Impressão 3D no espaço: as mesas lineares da igus produzem peças sobressalentes em gravidade zero24/06/2021

Os estudantes utilizam mesas lineares drylin para desenvolver uma impressora 3D para a produção económica de elementos estruturais no espaço Quando as barras para painéis solares ou antenas de satélite são transportadas para o espaço num veículo de lançamento, são expostas a cargas elevadas. Para simplificar o processo de transporte e acelerar a produção de componentes, a equipa de estudantes da AIMIS-FYT está a trabalhar num processo de impressão 3D. No futuro, deverá ser possível produzir peças estruturais no espaço. Para realizar testes experimentais em gravidade zero, a equipa construiu uma impressora 3D. Para a tecnologia de acionamento suportada pela igus, utilizaram mesas lineares drylin SAW isentas de manutenção e de baixo peso.

168 inovações dos motion plastics a partir do seu escritório em casa17/06/2021

Mesmo num ambiente difícil, apresentamos mais inovações do que no ano passado - desde controladores de braços robóticos até rolamentos de esferas com 21 vezes mais duração de vida A igus aumenta o ritmo da inovação apesar da pandemia: os elevados investimentos na digitalização, logística e consultoria remota aumentaram as vendas online em 30% em 2020 e mitigaram o declínio nas vendas em 4,8%. A especialista em motion plastics está também a abrir novos caminhos em termos de sustentabilidade e inovação de produtos, e apresentará mais inovações do que nunca com 168 produtos na Primavera de 2021.

O PowerBully da Alemanha é o vencedor do prémio manus de ouro 202110/06/2021

O júri reconheceu quatro projetos únicos pela sua utilização de casquilhos deslizantes isentos de lubrificação Quatro vezes mais entusiasmante: pela primeira vez, o prémio manus, uma iniciativa conjunta da igus, especialista em motion plastics, distingue quatro participantes. O concurso apresenta utilizações fascinantes e criativas dos casquilhos deslizantes. O décimo prémio manus de ouro vai para a Kässbohrer Geländefahrzeug AG pelo seu PowerBully. A prata vai para uma cunha de abate de arvores controlada por rádio e acionada eletricamente. O bronze vai para um sistema de fachadas com movimento oscilante para proteção solar produzido com uma liga com memória de forma. O primeiro manus verde de sempre foi atribuído a um projeto sustentável. Foi para um caixote do lixo inteligente alimentado por energia solar da Finlândia.

Novo kit de caixa redutora harmónica modular da igus para ideias inovadoras de cobot10/06/2021

Combinação de plug & play económica e de baixo peso composta por caixa redutora, encoder, controlador, sistema de controlo de força e motor para aplicações de robótica de serviço O potencial da robótica de serviço é enorme: em cozinhas e bares, em enfermarias ou na agricultura e logística, os robôs de baixo peso facilitam a automatização de tarefas monótonas ou não ergonómicas. Para facilitar a implementação destes novos conceitos e, acima de tudo, económica, a igus apresenta um novo kit de caixa redutora modular para cobots. O componente principal deste kit é a caixa de transmissão harmónica totalmente integrada com motor, encoder absoluto, sistema de controlo de força e controlador.

e-spool flex para uma ligação contínua aos comandos de robôs industriais27/05/2021

A ARAGON Industrieelektronik GmbH, um integrador de robôs, utiliza os novos desenroladores de cabo igus sem anéis coletores Os painéis de comando são o centro de controlo dos robôs. Para ser utilizado de forma flexível, o cabo deve ter não só vários metros de comprimento, mas também ser móvel e ficar armazenado em segurança. Para estas aplicações, a igus desenvolveu o e-spool flex. O novo enrolador de cabos da igus não tem anel coletor, pelo que pode fornecer sinais de bus sem interrupções. O cabo também pode ser facilmente adaptado ao sistema existente. Estas vantagens conquistaram a ARAGON. É oferecido um conjunto com cabo, constituído por um e-spool flex montado com um cabo standard e um painel, como um sistema completo para os seus robôs industriais.

Rotação em espaços reduzidos: a igus aumenta a sua gama de anéis rotativos de baixo perfil20/05/2021

Os anéis rotativos deslizantes PRT-04 requerem pouco espaço de instalação e estão agora disponíveis em vários tamanhos com dentado interno ou externo e uma função de bloqueio São compactos, leves e extremamente resistentes. Foram desenvolvidos especificamente para se movimentarem em espaços reduzidos e completam a gama de sistemas modulares da igus. O sistema do anel rotativo deslizante isento de lubrificação está disponível em oito tamanhos. Como opção está disponível o dentado externo e batente angular (opcional), dentado interior e uma nova função de bloqueio. Isto permite que o engenheiro encontre o produto necessário para aplicações com espaço de instalação reduzido.

Os novos cabos chainflex IO-Link asseguram uma comunicação fiável mesmo com torção13/05/2021

A igus lança os cabos IO-Link económicos para utilização em calhas articuladas e robôs A tecnologia IO-Link permite que os utilizadores comuniquem de forma rápida e fácil com sensores e atuadores. Os cabos de IO-Link devem suportar elevada tensão em calhas articuladas e torção nos robôs. A igus desenvolveu dois novos cabos para este propósito. Eles convenceram com uma duração de vida testada de 22 milhões de ciclos no teste nº 4869. São, ao mesmo tempo, 32 por cento mais económicos do que as outras soluções atualmente disponíveis no mercado.