Contacto direto
igus® Lda.

Rua Eng. Ezequiel

Campos, 239

4100-232 Porto

+351 226 109 000

Imprensa

Tem alguma questão? Precisa de algum material específico? Disponibilizamos comunicados de imprensa atuais e imagens com qualidade de impressão para download.  
ContactoGostaria de pertencer à nossa lista de contactos de imprensa

Comunicados de imprensa por área

Empresa geral Automação de baixo custo
Cabos/Calhas porta-cabos articuladas manus® / vector®
Casquilhos autolubrificados/Chumaceiras esféricas/Guias lineares Todos
168 inovações dos motion plastics a partir do seu escritório em casa17/06/2021

Mesmo num ambiente difícil, apresentamos mais inovações do que no ano passado - desde controladores de braços robóticos até rolamentos de esferas com 21 vezes mais duração de vida A igus aumenta o ritmo da inovação apesar da pandemia: os elevados investimentos na digitalização, logística e consultoria remota aumentaram as vendas online em 30% em 2020 e mitigaram o declínio nas vendas em 4,8%. A especialista em motion plastics está também a abrir novos caminhos em termos de sustentabilidade e inovação de produtos, e apresentará mais inovações do que nunca com 168 produtos na Primavera de 2021.

O PowerBully da Alemanha é o vencedor do prémio manus de ouro 202110/06/2021

O júri reconheceu quatro projetos únicos pela sua utilização de casquilhos deslizantes isentos de lubrificação Quatro vezes mais entusiasmante: pela primeira vez, o prémio manus, uma iniciativa conjunta da igus, especialista em motion plastics, distingue quatro participantes. O concurso apresenta utilizações fascinantes e criativas dos casquilhos deslizantes. O décimo prémio manus de ouro vai para a Kässbohrer Geländefahrzeug AG pelo seu PowerBully. A prata vai para uma cunha de abate de arvores controlada por rádio e acionada eletricamente. O bronze vai para um sistema de fachadas com movimento oscilante para proteção solar produzido com uma liga com memória de forma. O primeiro manus verde de sempre foi atribuído a um projeto sustentável. Foi para um caixote do lixo inteligente alimentado por energia solar da Finlândia.

Novo kit de caixa redutora harmónica modular da igus para ideias inovadoras de cobot10/06/2021

Combinação de plug & play económica e de baixo peso composta por caixa redutora, encoder, controlador, sistema de controlo de força e motor para aplicações de robótica de serviço O potencial da robótica de serviço é enorme: em cozinhas e bares, em enfermarias ou na agricultura e logística, os robôs de baixo peso facilitam a automatização de tarefas monótonas ou não ergonómicas. Para facilitar a implementação destes novos conceitos e, acima de tudo, económica, a igus apresenta um novo kit de caixa redutora modular para cobots. O componente principal deste kit é a caixa de transmissão harmónica totalmente integrada com motor, encoder absoluto, sistema de controlo de força e controlador.

e-spool flex para uma ligação contínua aos comandos de robôs industriais27/05/2021

A ARAGON Industrieelektronik GmbH, um integrador de robôs, utiliza os novos desenroladores de cabo igus sem anéis coletores Os painéis de comando são o centro de controlo dos robôs. Para ser utilizado de forma flexível, o cabo deve ter não só vários metros de comprimento, mas também ser móvel e ficar armazenado em segurança. Para estas aplicações, a igus desenvolveu o e-spool flex. O novo enrolador de cabos da igus não tem anel coletor, pelo que pode fornecer sinais de bus sem interrupções. O cabo também pode ser facilmente adaptado ao sistema existente. Estas vantagens conquistaram a ARAGON. É oferecido um conjunto com cabo, constituído por um e-spool flex montado com um cabo standard e um painel, como um sistema completo para os seus robôs industriais.

Rotação em espaços reduzidos: a igus aumenta a sua gama de anéis rotativos de baixo perfil20/05/2021

Os anéis rotativos deslizantes PRT-04 requerem pouco espaço de instalação e estão agora disponíveis em vários tamanhos com dentado interno ou externo e uma função de bloqueio São compactos, leves e extremamente resistentes. Foram desenvolvidos especificamente para se movimentarem em espaços reduzidos e completam a gama de sistemas modulares da igus. O sistema do anel rotativo deslizante isento de lubrificação está disponível em oito tamanhos. Como opção está disponível o dentado externo e batente angular (opcional), dentado interior e uma nova função de bloqueio. Isto permite que o engenheiro encontre o produto necessário para aplicações com espaço de instalação reduzido.

Os novos cabos chainflex IO-Link asseguram uma comunicação fiável mesmo com torção13/05/2021

A igus lança os cabos IO-Link económicos para utilização em calhas articuladas e robôs A tecnologia IO-Link permite que os utilizadores comuniquem de forma rápida e fácil com sensores e atuadores. Os cabos de IO-Link devem suportar elevada tensão em calhas articuladas e torção nos robôs. A igus desenvolveu dois novos cabos para este propósito. Eles convenceram com uma duração de vida testada de 22 milhões de ciclos no teste nº 4869. São, ao mesmo tempo, 32 por cento mais económicos do que as outras soluções atualmente disponíveis no mercado.

O fabrico aditivo alia-se à indústria 4.0: a igus torna inteligentes os tribocomponentes impressos em 3D29/04/2021

Estreia mundial: sensores integrados em componentes impressos indicam a necessidade de manutenção e alertam quanto à sobrecarga Ainda hoje, as peças impressas em 3D e resistentes ao desgaste da igus apresentam, muitas vezes, a mesma duração de vida que as peças originais. Agora a igus dá um passo além e torna os componentes impressos inteligentes. Fabricadas em filamentos para impressão, alertam quando em sobrecarga e comunicam as suas necessidades de manutenção. A característica especial: pela primeira vez, os sensores são diretamente “impressos” nas peças. Consequentemente, não só permitem prazos de entrega muito curtos e custos baixos, como também proporcionam opções úteis para a Indústria 4.0.

Calha articulada completa! Kits de calhas articuladas da igus no carrinho de compras num só clique e entregues em três dias22/04/2021

A igus oferece agora kits DIY que consistem num sistema de calha articulada, separação interna, guia e terminais de fixação para longos cursos Para utilizadores que querem encomendar fácil e rapidamente a sua calha articulada e montá-la por si próprios, a igus tem agora a solução: os kits completos. Os kits consistem numa calha articulada da série E4.1, uma guia em alumínio, os separadores correspondentes, abraçadeiras de fixação e uma chave de fendas. Isto significa que o cliente não precisa de se preocupar com uma configuração demorada do sistema de calha articulada. Todos os ajustes à calha articulada são feitos diretamente no equipamento ou máquina. Os kits completos estão disponíveis com calhas de três alturas interiores para cursos de 8 a 24 metros, na loja online e disponíveis em stock.

Maior durabilidade em pontos oscilantes: novo tirante elástico com articulações duplas da igus15/04/2021

O material flexível do alojamento garante que o pino esférico está firmemente alojado e evita que a sujidade entre no casquilho As articulações angulares estão expostas a diversos tipos de cargas, como vibrações permanentes, cargas nas extremidades e elevadas forças de tração e compressão. Os requisitos impostos aos componentes são especialmente elevados. Com o tirante com articulações angulares duplas igubal GPZM, o especialista de motion plastics apresenta agora uma articulação dupla que não é apenas isenta de lubrificação e manutenção, mas também 20 por cento mais flexível do que as solução convencional, graças a um novo material de alojamento. O pino esférico é alojado firmemente, previne a entrada de sujidade e aumenta a fiabilidade da aplicação em movimento.

Proteção de sobrecargas em cursos longos: novo sistema EC.PR para monitorizar calhas articuladas08/04/2021

Com a monitorização da força de tração/compressão com base na posição, a igus garante a segurança nas gruas de pórtico Uma chave de fendas esquecida na calha articulada, uma guia dobrada, bem como o gelo, a neve ou materiais a granel, podem rapidamente conduzir a uma avaria total numa grua com custos elevados. Para isso, a igus desenvolveu o sistema de monitorização das forças de tração/compressão. O EC.PR regista de forma precisa os valores no ponto móvel flutuante e ajusta os limites de força. Isto previne elevados custos de reparação e eventuais danos nos sistemas.

Diretamente da caixa: nova caixa para cabos chainflex reduz os custos de envio em 84 por cento31/03/2021

Com a CAIXA chainflex, pode construir de forma rápida e económica um sistema de armazenamento de bobinas A igus desenvolveu uma nova solução logística para os cabos especiais para calha articulada. Com a CAIXA chainflex, poupa várias vezes, porque em vez de ser entregue por um serviço de transporte, os cabos são enviados por correio num caixa empilhável e segura. Isto reduz significativamente os custos de envio e armazenamento. O cabo pode ser desenrolado diretamente da caixa e cortado no comprimento desejado. Um código QR na CAIXA chainflex permite-lhe encomendar novamente o cabo de forma rápida.

Ajustes de cargas elevadas com as novas porcas em polímero isentas de lubrificação da igus25/03/2021

Porca dryspin resistente ao desgaste para aplicações exigentes, substituição económica de sistemas de fusos de esferas Plástico e cargas elevadas? Desta vez, a igus prova que a combinação funciona com um novo desenho de porca. A porca dryspin JGRM, injetada em polímero é uma alternativa económica às porcas de fuso de esferas. O novo desenho isento de lubrificação e resistente ao desgaste permite movimentar cargas elevadas. Para aplicações com cargas axiais elevadas, a nova porca está também disponível com uma placa de aço inoxidável na "versão para cargas exigentes".

O novo adaptador da igus reduz o tempo de montagem das calhas articuladas em 80%18/03/2021

O Módulo Connect específico e personalizado para fazer a interface com as máquinas recebe o German Design Award 2021 Ligar cabos individualmente não só leva tempo, como também pode originar erros. Por esse motivo, a igus desenvolveu o conceito de ligação Módulo Connect, com o qual as calhas articuladas podem ser facilmente ligadas. Para ligar os conectores dos cabos da calha articulada, pode agora utilizar um adaptador individual. A calha articulada torna-se assim um interface com uma redução em 80 por cento no tempo de instalação. O modelo e a funcionalidade deste adaptador também convenceram o júri do German Design Award 2021.

Sete de uma vez só: a nova série de cabos Chainflex poupa 35% nos custos em cabos para Top Drives11/03/2021

Pacote de cabos testado e fiável com cabos de potência, dados & híbridos para os e-loop offshore da igus A igus desenvolveu o e-loop especialmente para instalação suspensa em aplicações extremamente desafiadoras, como as plataformas de perfuração profunda. O sistema de calhas articuladas extremamente robusto guia os cabos verticalmente em segurança e já está a substituir cada vez mais os cabos em laçada a nível mundial. Com a nova série CFSPECIAL.5, existe também a gama de cabos igus adequados para o e-loop. Uma combinação com sete cabos chainflex permite uma redução de custos de 35 por cento.