Contacto direto
igus® Lda.

Rua Eng. Ezequiel

Campos, 239

4100-232 Porto

+351 226 109 000

Imprensa

Tem alguma questão? Precisa de algum material específico? Disponibilizamos comunicados de imprensa atuais e imagens com qualidade de impressão para download.  
ContactoGostaria de pertencer à nossa lista de contactos de imprensa

Comunicados de imprensa por área

Empresa geral Automação de baixo custo
Cabos/Calhas porta-cabos articuladas manus® / vector®
Casquilhos autolubrificados/Chumaceiras esféricas/Guias lineares Todos
Configurador online de calhas articuladas: Sistemas de fornecimento de energia em movimento prontos a ligar, facilmente configuráveis15/06/2020

A nova ferramenta online da igus permite uma rápida configuração de sistemas confecionados de calhas articuladas

Inauguração da feira digital da igus com as inovações de 202028/05/2020

Mais de 100 inovações dos motion plastics demonstram como é possível reduzir os custos e melhorar a tecnologia

Nesta feira virtual, a igus apresenta agora mais de 100 inovações em polímeros e extensões da gama em todas as áreas dos motion plastics. Com cerca de 400 metros quadrados, o stand real está agora aberto aos visitantes na Internet e, com recursos de multimédia, oferece informações sobre como "Reduzir custos, aumentar a duração de vida. Esse é o nosso trabalho". A feira faz parte do apoio digital oferecido aos clientes e permite agendar visitas guiadas personalizadas, reuniões individuais e reuniões de grupo no stand.


Compactas, resistentes e de rápido preenchimento: nova geração de calhas articuladas da igus com abertura sem ferramentas07/05/2020

Na Feira de Hanôver, a igus apresentou a E4Q, as calhas articuladas leves para cursos longos e sem suporte
Inspiradas na natureza, concebidas para a indústria: estas são as novas calhas articuladas E4Q da igus. Os elos da calha articulada apresentam um design suave e arredondado e um conceito totalmente novo das travessas com patilhas para uma abertura facilitada. Estas permitem que a nova série seja aberta e fechada em segundos, sem ferramentas. A calha articulada foi especificamente desenvolvida para os requisitos especiais impostos pelos cursos longos e sem suporte. O primeiro protótipo foi apresentado pela igus na Feira de Hanôver 2019.

Guiamento fiável de cabos elétricos em robôs com o sistema de retração low-cost da igus09/04/2020

O novo sistema de retração de calhas articuladas, assegura um funcionamento dos robôs nas fábricas mais modernas à prova de falhas
Os robôs industriais têm de trabalhar de forma dinâmica e rápida na produção. Por isso, é necessário um guiamento fiável e compacto dos cabos elétricos e mangueiras. Isto é possível através das calhas articuladas tridimensionais triflex da igus. Se as calhas articuladas formarem laçadas no robô, os cabos elétricos e as mangueiras podem ficar danificados e podem ocorrer paragens nas máquinas. Desta forma, a igus desenvolveu o novo sistema de retração low-cost TR.RSEL. O sistema guia a calha articulada linearmente nos robôs, assegurando um funcionamento sem problemas nem paragens.

Smart plastics da igus para uma manutenção inteligente09/04/2020

Produtos inteligentes fabricados com tribopolímeros aumentam a duração de vida das máquinas-ferramenta com a monitorização digital do seu estado
"Indústria 4.0", "Internet das Coisas" e "Fábricas Inteligentes" – estes conceitos já não são vagas promessas para o futuro. As empresas já podem beneficiar da utilização de produtos e sistemas inteligentes. Na EMO 2019, a igus demonstrou como os fabricantes de máquinas-ferramenta e os seus clientes podem elevar a manutenção das máquinas a um novo patamar e, ao mesmo tempo, reduzir os custos com a utilização de componentes inteligentes.

Nova ferramenta online da igus configura veios em segundos09/04/2020

Configure online veios com e sem maquinação, descarregue desenhos técnicos e encomende diretamente à igus
Não é fácil projetar o veio certo para uma aplicação sem software CAD ou sem conhecimento técnico aprofundado. Desta forma, a igus desenvolveu uma nova ferramenta online e gratuita, o configurador de veios drylin. Em apenas três passos, o utilizador pode escolher o veio adequado no comprimento desejado, a partir de sete materiais diferentes e maquinar o corpo principal e as extremidades com elementos standard, como chanfros e ranhuras. Por fim, basta encomendar o veio com a configuração efetuada. Além disso, o utilizador recebe os ficheiros STEP da sua configuração, assim como um desenho dimensional para descarregar gratuitamente.

A igus reforça a segurança dos veículos autónomos auto-guiados09/04/2020

Os AGV´s tornam-se mais leves e requerem menos manutenção, graças aos motion plastics isentos de lubrificação
Numa época de crescente digitalização das fábricas e armazéns au-tomáticos, os veículos auto-guiados (AGV) conquistam cada vez mais espaço na logística. Os requisitos de fiabilidade são elevados, de mo-do a garantir um processamento mais rápido e um fluxo de materiais sem impedimentos. Por isso, os fabricantes de AGV´s estão a equipar os seus sistemas com os motion plastics da igus, que tornam os veículos autónomos mais leves, energeticamente mais eficientes e reduzem a manutenção.

A igus desenvolve uma aplicação com smart plastics para o sistema FIELD da Fanuc09/04/2020

Nova aplicação da igus para a plataforma de IoT da Fanuc permite monitorizar os componentes das máquinas
De modo a analisar os dados das máquinas e sistemas centrais, a Fanuc lançou a sua nova plataforma aberta de IoT industrial, designada de "sistema FIELD". O sistema consegue ligar máquinas de produção de qualquer fabricante através de uma topologia de rede local, possibilitando uma análise abrangente dos dados de todo o processo de produção. Nesta infraestrutura são utilizadas aplicações da Fanuc e de outros fornecedores. A igus desenvolveu agora uma aplicação com os smart plastics para o novo sistema. A aplicação pode ser utilizada pela manutenção para monitorizar o estado dos componentes da igus, como, por exemplo, calhas articuladas e cabos elétricos, e planear trabalhos de manutenção atempadamente.

7.º concurso vector: júri especializado procura aplicações fascinantes de calhas articuladas09/04/2020

A fase de candidaturas do vector 2020 começou na Motek
Enquanto muitas estrelas e vedetas aguardam ansiosamente os holofotes de uma cerimónia de entrega de prémios, os projetistas raramente anseiam pelas luzes da ribalta. Mas o júri do concurso vector, composto por especialistas, está convicto de que os projetistas e as suas inovações merecem toda a atenção – afinal, são eles que definem a atualidade na indústria e em muitos outros locais. Desta forma, os criadores são chamados a competir pelo 7.º prémio vector com as suas extraordinárias e arrojadas aplicações de calhas articuladas.

Garantia de 5 milhões de ciclos em cabos de comando económicos da igus09/04/2020

Os novos cabos de comando chainflex M têm uma estrutura 20% mais fina para economizar espaço nas calhas articuladas
Com a sua avançada série de cabos chainflex M, a igus prova agora que qualidade e preço baixo não se excluem mutuamente. Após quatro anos de investigação, a empresa especializada em cabos para movimento apresentou os novos cabos de comando CF880/CF881 e CF890/CF891 na SPS. Uma estrutura dos cabos 20% mais fina garante raios de curvatura mais reduzidos. Assim, economiza espaço de instalação, espaço dentro das calhas articuladas e custos. A série chainflex M apresenta uma duração de vida testada de cinco milhões de ciclos e uma garantia de 36 meses.

A igus é pioneira e investe na reciclagem química para transformar o plástico novamente em óleo09/04/2020

A tecnologia Cat-HTR desenvolvida por um cientista alemão recupera recursos a partir dos resíduos plásticos em 20 minutos
Sustentabilidade, redução de resíduos e renovação: estes são os objetivos fundamentais da tecnologia Cat-HTR (Reator Hidrotérmico Catalítico). Esta pode ser utilizada para reciclar resíduos plásticos em 20 minutos. O óleo obtido pode ser reutilizado para produzir novos produtos em polímero. De modo a apoiar a economia circular dos plásticos, a igus investiu agora 4,7 milhões de euros numa empresa que planeia abrir a primeira fábrica de Cat-HTR.

Novos sistemas dryve para controlo de motores em mesas lineares da igus08/04/2020

Sistemas de controlo igus dryve D1 e D3 para motores aplicados em mesas lineares
Para além das suas mesas lineares drylin E com motores DC, a igus desenvolveu agora um sistema de controlo económico e de fácil utilização, o dryve D3, que controla mesas lineares sem qualquer software ou PC. Além disso, a igus também aperfeiçoou o seu sistema de controlo dryve D1 para motores DC, EC/BLDC e de passo. O sistema de controlo para motores, em cursos mais complexos, pode ser operado intuitivamente através de um browser e modificado em tempo real.

Cabos Ethernet da igus asseguram uma rápida comunicação em robôs06/03/2020

Cabos chainflex testados para ângulos de torção até 360 graus transmitem dados de forma fiável em robôs de 6 eixos
Na produção em grande escala, os robôs industriais são uma presença constante. Estes permitem uma rápida automação dos processos e garantem, assim, a rentabilidade das empresas. A igus desenvolveu agora um cabo de rede Ethernet com elevada duração de vida, o CFROBOT8.PLUS, para assegurar uma comunicação infalível entre os eixos, o sistema de comando e os sistemas de gestão, mesmo em esforços extremos. A nova família de cabos foi testada sob torção durante vários anos no laboratório interno e está a funcionar totalmente sem falhas à mais de 15 milhões de ciclos.

O primeiro cabo bus inteligente para uma automação fiável27/02/2020

O sistema CF.D permite monitorizar cabos nas calhas articuladas altamente dinâmicos em fábricas inteligentes, reduzindo, assim, as paragens de operações na produção
Na SPS IPC Drives 2018, a igus apresentou um conceito inovador e único a nível mundial para a monitorização inteligente de cabos bus em sistemas de calhas articuladas. Graças a alertas antecipados, mesmo no caso de alterações mínimas nas propriedades de transmissão, o sistema CF.D evita atempadamente paragens não planeadas das instalações. Desta forma, é possível evitar custos elevados decorrentes das perdas de produção.