Contacto direto
igus® Lda.

Rua Eng. Ezequiel

Campos, 239

4100-232 Porto

+351 226 109 000

Teste de engrenagens sem-fim e worm gear para braços robóticos

A durabilidade de diferentes engrenagens sem-fim ou worm gear para braços robóticos está atualmente a ser testada em 49 bancos de ensaio, no laboratório robolink® da igus®

Laboratório de testes robolink Bancos de ensaio no laboratório robolink® da igus®

No nosso laboratório robolink®, 22 bancos de ensaio estão a ser operados continuamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para as nossas engrenagens sem-fim RL-D. Aqui aplicamos diferentes perfis de carga/velocidade para testar a durabilidade de diferentes combinações de rodas de parafuso sem-fim e eixos sem-fim. O padrão atual consiste numa roda de parafuso sem-fim de iglidur® A180 em comparação com um eixo sem-fim de alumínio anodizado duro. Num teste com o tamanho RL-D-20 (relação de transmissão 1:38) com estes componentes, estão atualmente a ser alcançados > 1 milhão de ciclos a 5 Nm e 12 rpm no teste de resistência. Estamos também a obter resultados muito bons com rodas de parafuso sem-fim "impressas" no nosso material iglidur® I3.

Além disso, existem mais 27 bancos de ensaio para a nossa engrenagem worm gear RL-S de plástico. De momento, a combinação padrão de componentes de fricção consiste num anel externo de iglidur® J e um anel interno flexível do nosso material 26/31. Atualmente, a duração de vida nos testes de resistência é de 0,5 milhões de ciclos a 5 Nm e 9 rpm (tamanho RL-S-20, relação 1:38).

Nós testamos os nossos braços multi-eixos primordialmente na nossa instalação de produção. Aqui existem atualmente 4 máquinas de montagem automáticas, que operam em dois turnos e montam, em média, 20 m de calhas articuladas por hora. Este processo automatizado interno tem sido usado na igus® desde o início de 2017. O primeiro braço completou recentemente o seu primeiro milhão de ciclos. Os braços são operados a um ritmo de 4-6 segundos por ciclo. Em 2017, a igus® irá colocar em funcionamento até 50 máquinas automáticas internas do género.

Que mais é testado no laboratório de testes?

No laboratório de testes da igus, não são apenas os componentes robolink® que são submetidos a exames exaustivos. Casquilhos deslizantes iglidur®, calhas articuladas, cabos chainflex® e casquilhos deslizantes lineares drylin®, eixos lineares e módulos de fusos são também minuciosamente testados.