A alternativa aos sistemas de barras condutoras

micro flizz®: a alternativa aos sistemas de barras condutoras

Rápido e inteligente: guie com segurança dados, potência e fluidos num único sistema

Sistemas compactos para movimentos rápidos em linha, como nos armazéns automáticos e pontes rolantes, são cenários de utilização comuns para sistemas com barramentos. A sua grande desvantagem é o facto de, por norma, apenas poderem ser utilizados para a transmissão de potência. De modo a possibilitar o fornecimento de potência, dados e fluídos em simultâneo, nas direções horizontal e vertical, a igus desenvolveu o sistema de fornecimento de energia micro flizz – a alternativa aos sistemas de barras condutoras. Com estes sistemas, são possíveis velocidades até 6 m/s e acelerações até 4 m/s2.
Os micro flizz consistem numa calha articulada em plástico que se desloca num canal de alumínio. Para além de cabos de comando, dados e potência chainflex extra flexíveis para raios de curvatura reduzidos, a calha articulada também pode guiar mangueiras e cabos de fibra ótica com velocidades de transmissão de dados até 10 Gbit/s. Se for necessário monitorizar as características de transmissão do seu cabo bus, a igus permite agora a utilização do sistema inteligente CF.D no micro flizz. A inovação dos plásticos inteligentes deteta antecipadamente alterações nas características de transmissão do cabo e fornece informação atempada relativamente a uma substituição necessária. Isto permite o planeamento antecipado da manutenção e evita falhas inesperadas do sistema.

Resumo das vantagens dos micro flizz® – a alternativa aos sistemas de barras condutoras:


  • Fáceis de limpar, praticamente sem desgaste
  • Silenciosos, isentos de manutenção e fáceis de instalar
  • Velocidades até 6m/s em aplicações com acelerações elevadas
  • Transmissão de dados até 10 Gbit/s. Transporte fiável de cabos de fibra ótica e cabos bus
  • Cursos até 100 m
  • Podem ser instalados na horizontal e na vertical
  • Espaço de instalação reduzido
  • Tecnologia isense CF.D opcional para monitorização de cabos bus
  • Também disponíveis com calhas ESD
  • Sistemas pré-configurados em módulos

Na prática, implementação do micro flizz® – a alternativa aos sistemas de barras condutoras


Artigo técnico dos micro flizz

Artigo técnico: barras condutoras vs. calhas articuladas

para eletrificação de pontes rolantes e aplicações com espaço de instalação limitado

Com diversas opções de alimentação elétrica disponíveis e uma gama de requisitos a ter em consideração, escolher qual o tipo de sistema a implementar pode ser difícil. É essencial considerar as vantagens e desvantagens de possíveis sistemas de fornecimento energético antes de decidir qual o melhor. Ao contrário dos sistemas metálicos, as calhas porta-cabos articuladas em plásticos da igus foram concebidos para resistir à abrasão e à corrosão.

Artigo técnico: descarregar artigo "barras condutoras vs. calhas articuladas"

Mais informações