Componentes ESD/ATEX fabricados com materiais resistentes ao desgaste

Os componentes fabricados com polímeros de elevada performance, condutores elétricos, são utilizados para proteger as pessoas e máquinas das consequências das descargas eletrostáticas. Seja durante trabalhos com componentes eletrónicos sensíveis em máquinas com peças delicadas, ou em ambientes potencialmente explosivos com muito pó ou gases onde o atrito pode contribuir para a formação de faíscas, é essencial uma proteção especial contra a descarga eletrostática. A igus oferece uma vasta gama de componentes resistentes ao desgaste em materiais antiestáticos que, graças aos lubrificantes sólidos incorporados e à sua composição especial, apresentam uma duração de vida especialmente longa e reduzem consideravelmente o volume de trabalho de manutenção necessário.  

Componentes dissipativos para a proteção contra descarga eletrostática e ATEX

Calhas articuladas

Componentes ESD: calhas articuladas
Calhas articuladas ESD

Sistemas de calhas articuladas para áreas ESD e atmosferas potencialmente explosivas


Casquilhos com dissipação eletrostática


Peças especiais com propriedades ESD


Polímeros ESD

Polímeros resistentes ao desgaste com propriedades de dissipação eletrostática – ideais para a proteção contra ESD e ATEX

iglidur® F2

  • Resistência volumétrica específica < 109Ωcm, método de ensaio DIN IEC 93
  • Resistência superficial < 109Ω, método de ensaio DIN 53482

xirodur F180

  • Resistência volumétrica específica 1012Ωcm
  • Resistência superficial 1012Ω

xirodur F182

  • Resistência volumétrica específica 10Ωcm
  • Resistência superficial 104Ω

iglidur F

  • Resistência volumétrica específica < 103Ωcm, método de ensaio DIN IEC 93
  • Resistência superficial < 102Ω, método de ensaio DIN 53482

iglidur I8-ESD

  • Resistência superficial 3,6x107Ω
  • Resistência volumétrica específica 2,8x107Ωcm DIN EN 62631-3-2: 2016-10

igumid G

  • Resistência volumétrica específica 1011Ωcm
  • Resistência superficial 1011Ω

Todos os produtos da igus têm certificação ATEX?

Embora as peças fornecidas pela igus sejam componentes fabricados de acordo com a definição de ATEX e, portanto, devam cumprir as diretivas ATEX, estas não têm de ser certificadas. De acordo com uma avaliação da TÜV Rheinland, as peças ESD fornecidas pela igus não estão abrangidas pela Diretiva 2014/34/UE, porque não possuem uma função autónoma nem uma fonte de ignição própria. Portanto, não podem ser declaradas como conformes a ATEX. No entanto, os componentes de material ESD evitam cargas estáticas e o resultante perigo de explosão, o que ajuda os utilizadores a obterem a certificação ATEX para a instalação completa.  

Onde são usados componentes ESD?

Uma área de aplicação comum dos componentes de material ESD são as máquinas com eletrónica sensível, como as máquinas de venda automática. Até mesmo uma descarga reduzida pode causar muitos danos, o que causaria perdas financeiras e custos adicionais. Uma outra área é o equipamento de locais de trabalho que requerem especial proteção contra ESD – por exemplo, onde são fabricados e mantidos componentes eletrónicos sensíveis. Os dispositivos laboratoriais em instituições de investigação e as máquinas da tecnologia médica também são, muitas vezes, suscetíveis a danos por ESD, motivo pelo qual é preferível utilizar materiais com dissipação eletrostática, especialmente se forem mais limpos devido à sua isenção de lubrificação. Na indústria de semicondutores, componentes fabricados com material dissipativo são utilizados na automação da montagem de placas de circuitos impressas.  

As peças ESD desempenham um papel importante em máquinas utilizadas em áreas com risco de explosão e que estão em contacto com substâncias facilmente inflamáveis, com elevados requisitos em termos de proteção contra explosão. Por exemplo, as peças ESD da igus podem ser encontradas em vagões-cisterna, plataformas de perfuração profunda e instalações de pintura. Especialmente nas aplicações com gases facilmente inflamáveis ou muito pó, os produtos ESD ajudam a proteger a instalação e contribuem para a segurança no local de trabalho.