Prevenção fiável dos riscos e monitorização inteligente do estado num só

Ótima garantia de disponibilidade da instalação... a qualquer momento e a partir de qualquer lugar... com o i.Sense da igus

As estações de tratamento de águas residuais representam um desafio para os componentes em uso: estão em funcionamento contínuo, expostas a todo o tipo de condições atmosféricas e entram em contacto com fluídos, massas e sujidade. Os nossos sistemas inteligentes de calhas articuladas foram concebidos para funcionar sempre à prova de falhas em todas as condições possíveis durante o maior tempo possível.

Seja no raspador longitudinal nos clarificadores primários ou nos filtros de areia e gorduras: com as soluções prontas a instalar IIoT dos smart plastics evitam-se tempos de paragem, reduzem-se os custos de operação e reduz-se a manutenção. Especialmente para o tratamento de águas residuais, oferecemos módulos individuais para uma monitorização fiável do estado ou pacotes completos com capacidade para a indústria 4.0 e conceitos de manutenção preditiva.
Marque agora uma consulta para apresentação, incluindo uma visita ao nosso stand virtual
Vantagens das soluções smart plastics:
▲ Melhorar a tecnologia
  • Extensão da duração de vida máxima
  • Maior segurança durante o funcionamento sem operador das instalações
  • Acesso remoto à informação do estado em tempo real
 
▼ Reduzir os custos
  • Redução dos custos de manutenção através de avisos prévios
  • Evite custos com falhas inesperadas do sistema
  • Desenho compacto - altura de instalação inferior & sem estações de laçadas
Experimente na prática todas as vantagens do nosso sistema inteligente de calha articulada.

Diferentes desafios em sistemas de águas residuais ...

... A solução certa sempre à mão com os smart plastics

Monitorização das forças com o EC.P para clarificadores

Monitorização da força de tração/compressão (push/pull force)

Hoje em dia, as modernas estações de tratamento de águas residuais funcionam 24 horas por dia e sem qualquer equipa de controlo, razão pela qual as anomalias de funcionamento por vezes não são detetadas durante horas. Embora a instalação funcione a uma velocidade muito lenta, em caso de falha pode levar a uma avaria total. 

É exatamente aqui que é utilizado o nosso I.Sense EC.P . Este sensor mede continuamente a força que a instalação necessita para mover o sistema de calha articulada. Se estas forças mudarem devido a influências externas como o gelo, um animal ou uma ferramenta esquecida durante a manutenção, o sensor deteta esta mudança e desliga imediatamente o sistema. Isto evita danos dispendiosos nas estações de tratamento de águas residuais.
EC.B para deteção de roturas em estações de tratamento de águas residuais

Deteção de roturas da calha articulada

Aumentar a fiabilidade do processo, minimizar o esforço de manutenção, transmitir dados de uma forma sustentável - estes são os requisitos para o fornecimento de energia do sedimentador de areias na estação de tratamento de águas residuais. A deteção inteligente de quebras I.Sense EC.B através dos smart plastics garante a fiabilidade funcional necessária.

O sensor EC.B deteta imediatamente uma quebra num elo da calha e envia uma mensagem caso ocorra uma quebra. Isto é implementado por um cabo tensionado na calha articulada, que regista cada alteração no comprimento e a comunica ao sensor EC.B. Isto permite-lhe a si ou ao seu sistema intervir muitas vezes evitando, tanto danos adicionais (nos elos adjacentes) como a paragem do sistema.
Painel i.Cee numa estação de tratamento de águas residuais

Painel de controlo remoto

A maioria das estações de tratamento de águas residuais pode agora prescindir da monitorização por parte das pessoas. Contudo, as instalações de águas residuais cada vez mais modernas precisam não só de um sistema de orientação de cabos absolutamente fiável, mas também da possibilidade de poder comunicar o estado atual de funcionamento a partir de qualquer lugar e a qualquer momento. 

Isto é resolvido de forma ideal com o novo Painel i.Cee, que pode ser integrado online na Internet ou na rede local. Isto significa que os dados operacionais atuais podem ser acedidos através de um visor na grua, através de uma solução cloud ou de um painel IoT, através da interface REST API ou até mesmo diretamente por SMS ou e-mail.

A monitorização do estado fiável em estações de tratamento de águas residuais pode ser tão simples... com o i.Sense da igus

Dessa forma, as paragens não planeadas e, consequentemente, as elevadas perdas de produção podem ser evitadas de forma eficiente.

Monitorização do estado | i.Sense

A monitorização do estado é a forma mais fácil e rápida de transformar muitos produtos igus em produtos smart plastics auto-monitorizados. Os sensores são montados de forma a medir valores como a temperatura, forças e ondas sonoras/vibrações dentro de limites predefinidos. Os valores fora dos limites resultam num alerta ou numa notificação. Com base nesta informação, pode ser tomada uma decisão sobre os próximos passos, manutenção ou a paragem. Na igus, tudo o que está relacionado com a monitorização do estado é resumido sob o termo i.Sense("eu sinto").

Manutenção preditiva | i.Cee

Em contraste, as soluções de manutenção preditiva utilizam sensores e software para criar um sistema que permite um cálculo dinâmico da duração de vida e tempos otimizados de manutenção. A manutenção preditiva é o próximo passo no sentido da implementação de um sistema global Indústria 4.0 inteligente. O objetivo é sempre maximizar a segurança dos sistemas e utilizadores bem como a duração de vida dos produtos. Na igus, designamos o nosso sistema de manutenção preditiva como i.Cee. (derivado de "I see ahead").
Manutenção Preditiva i.Cee

basic flizz®: o sistema de fornecimento de energia fechado

O basic flizz® é um sistema completo para o fornecimento de energia em movimento para sedimentadores, filtros e outras centrais de tratamento de águas residuais e centrais hidroelétricas. Consiste numa calha articulada com os cabos chainflex, guiados de forma segura e sem problemas num alojamento em aço inoxidável, resistente a intempéries.

  1. Guiamento seguro: guia integrada no perfil
  2. Desenho modular: montagem fácil e compacta
  3. Proteção: resistente às intempéries, em aço inoxidável, tapado
  4. Montagem rápida: abertura pelo raio exterior
  5. Vasta gama de opções de instalação
Visão geral Basic flizz®

Sistema inteligente basic flizz® com um clique

Encomende conjuntos completos prontos a instalar diretamente na loja online

O basic flizz é um sistema completo para o fornecimento de energia em movimento para sedimentadores, filtros e outras centrais de tratamento de águas residuais e centrais hidroelétricas. O sistema completo consiste numa calha articulada preenchida com os cabos chainflex comprovados, guiados de forma segura num alojamento em aço inoxidável, resistente a intempéries. Com um braço móvel adaptado e o sistema smart plastics EC.P, para medição das forças de tração/compressão, este conjunto é uma excelente solução completa.

Indústria 4.0: implementada com sucesso na prática

banner

Monitorização permanente do estado na estação de tratamento de águas residuais

As estações de tratamento de águas residuais funcionam 24 horas, 7 dias por semana, 365 dias por ano. A utilização de um sistema basic flizz é muito adequada para a maioria dos sedimentadores retangulares. A vantagem do sistema é a sua conceção modular e a proteção do sistema de fornecimento de energia contra o vento e as intempéries. O sistema flizz pode ser instalado diretamente na parede do tanque ou ao longo do tanque.

A proteção adicional é fornecida pelo sistema de smart plastics i.Sense EC.P (EC = e-chain (calha) P = força de tração/compressão) para a monitorização inteligente do estado da calha articulada. Isto permite que o sistema se desligue proativamente e automaticamente no caso de um mau funcionamento, de forma a evitar uma falha total.
smart plastics em estações de tratamento de águas residuais

Comparativo: calhas articuladas vs. enroladores de cabos com motor

Vantagens e desvantagens de ambos os sistemas

Sempre que os projetistas têm de guiar mangueiras e cabos em aplicações móveis com longos percursos de mais de 100 metros, surge a questão: qual é o sistema de fornecimento de energia mais eficiente? Um enrolador de cabos com motor? Ou uma calha articulada? As vantagens e desvantagens de ambos os sistemas.
Descarregar já o manual técnico

Você determina a forma de transferência de dados e o acesso

Transferência de dados na sua rede corporativa local (i.Cee:local) ou numa cloud segura (i.Cee:cloud)

i.Cee:local

i.Cee:local Os seus dados não saem da rede da sua empresa em momento algum, uma vez que o software i.Cee só comunica dentro das redes da sua escolha. No processo, toda a informação abrange desde uma calha articulada numa máquina até um conjunto completo de máquinas e a sua própria interface de saída.  

i.Cee:cloud

i.Cee:cloud Com a solução baseada na Internet, existem duas formas: ou os sensores transmitem os seus dados diretamente para uma cloud, disponibilizados através de um painel de navegação, numa área protegida. Ou ficam retidos através do i.Cee.net, um chamado concentrador de dados. O i.Cee.net encontra-se na sua localização, permitindo-lhe ajustar a troca de dados com a cloud a qualquer momento.

Testadas em aplicações reais no maior laboratório de testes desta indústria

Conheça o nosso laboratório de testes para cabos chainflex® e calhas articuladas, onde são efetuados dez mil milhões de ciclos de teste por ano.
Para cursos longos, são usados sensores nos testes práticos de calhas articuladas.

Visão geral dos smart plastics

Visão do portfólio completo de produtos para a Indústria 4.0

Visão geral do conteúdo:
  • Monitorização do estado (i.Sense)
  • Produtos com monitorização do estado
  • Exemplos de aplicação da monitorização do estado
  • Manutenção preditiva (i.Cee)
  • Exemplos de aplicação da manutenção preditiva
  • Como fluem os dados na manutenção preditiva?
Descarregar brochura

FAQ sobre smart plastics

FAQs

O que são os smart plastics da igus? O que é a Indústria 4.0? No nosso blog encontra respostas para as perguntas mais frequentes dos nossos clientes relacionadas com este tema: