Cabos elétricos em salas limpas

O que são salas limpas

Como o nome sugere, uma sala limpa é uma sala muito limpa. O quão limpo é exactamente descrito pela norma que se aplica à produção em questão. Por exemplo, no fabrico de semicondutores, a norma ISO 14644-1 entra em vigor. Determina em nove classes (1 a 9), quantas partículas de <3µm contém 1m3de ar. Estas partículas danificam os produtos produzidos, aumentando a taxa de resíduos.
Estas salas particulares não se encontram apenas no fabrico de semicondutores, mas também em laboratórios, na tecnologia médica e na indústria farmacêutica - onde quer que a limpeza meticulosa seja essencial. Como a nossa procura de qualidade continua a aumentar, a procura por este tipo de produção também está a crescer. Basta pensar nas grandes televisões nas nossas salas de estar, onde não aceitaríamos quaisquer erro na imagem. 
O mesmo se aplica às agulhas das vacinas, que têm de ser produzidas com precisão e em condições higiénicas. É necessário mais do que a sala. A máquina de produção no seu interior não está autorizada a emitir partículas durante o processo de fabrico. Se peças móveis como calhas articuladas forem instaladas com cabos, têm de ser montadas de modo a que o desgaste seja mínimo. As partículas que se desenvolvem durante o fabrico ou que são emitidas pelo exterior têm de ser removidas do ar ambiente. Para tal, são definidas correntes de ar dentro da sala que removem partículas mais pequenas do que um pêlo. Ao utilizar produtos com baixo desgaste, ou seja, poucas partículas - a remoção incómoda e dispendiosa de partículas é tornada desnecessária.


Todo o tipo de cabos para salas limpas

Classe 1 para salas limpas

A campeã das salas limpas

Um princípio modular para aplicações ISO Classe 1 foi concebido com a e-skin flat. Os módulos individuais podem ser ligados a sistemas mais amplos. Uma vez que a câmara está concebida para poder ser aberta, pode ser efetuada uma substituição ou extensão em apenas alguns minutos. A e-skin flat está disponível em diferentes tamanhos e versões a partir do stock. 
e-skin flat

Assembléon Os sistemas de calhas articuladas confecionados e cabos especiais para aplicações exigentesasseguram a fiabilidade operacional desta máquina "pick and place". São exigidos 400 milhões de cursos. (Imagem: Assembléon)

400 milhões de ciclos para a máquina de "pick & place"

A empresa Assembléon Netherlands B.V. desenvolveu uma nova geração de máquinas de "pick and place" totalmente automáticas da série iFlex T4, T2 e H1 com um sistema de visão. Podem ser utilizadas para grandes e pequenas quantidades. A montagem SMD é realizada por robôs de um ou ambos os lados em qualidade de série para componentes de um tamanho de 0402. A manipulação de peças é entre 51.000 (T4) e 12.000 (H1) por hora. A aceleração e a velocidade são, por um lado 35 m/s2 (eixo-y) e 20 m/s2 (eixo-x), e por outro lado 2 m/s and 1.5 m/s. A duração de vida requerida do respetivo componente é de 400 milhões de cursos, que correspondem a cerca de sete anos de funcionamento contínuo.