Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Informações sobre impressão 3D

Métodos de impressão aditiva

Métodos de impressão aditiva com iglidur

Peças resistentes ao desgaste

Componentes impressos em 3D resistentes ao desgaste

Testes no nosso laboratório

Testes de desgaste de polímero para impressão 3D

Rápida construção de protótipos

Prototipagem rápida

O que é a impressão 3D?

A impressão 3D refere-se ao fabrico de objetos definidos digitalmente pela aplicação de material em camadas com elevada capacidade de ligação. O termo "impressão 3D" é normalmente utilizado como sinónimo do fabrico aditivo. Os métodos de fabrico aditivo contrastam com os métodos subtrativos, como a maquinação, nos quais o material é removido.

A impressão 3D, no sentido literal refere-se a tecnologia aditiva. Outros sinónimos frequentemente utilizados são o fabrico generativo, o fabrico por camadas, o fabrico aditivo, a impressão 3D e a prototipagem rápida. Entre os métodos de impressão 3D mais conhecidos para plásticos, estão a sinterização seletiva a laser, fusão com jato múltiplo, modelagem por fusão e deposição, litografia estereoscópica e jato de materiais.

Como funciona a impressão 3D?

O fabrico de um objeto com um método de impressão 3D requer pelo menos três etapas:

1. O objeto é criado digitalmente como ficheiro CAD e convertido num formato (como STL) que a impressora 3D possa ler.

2. O objeto é impresso em camadas

3. O objeto leva o acabamento, é limpo e reprocessado (polimento, revestimento, coloração, etc.) conforme necessário.

A tecnologia exata de produção depende do método de impressão. Existem muitos métodos que se distinguem principalmente pelo facto do material ser adicionado na forma de pó, plástico fundido ou fluido e se são curados por luz, ar ou agentes de ligação. Dependendo da aplicação, plásticos, metais, cerâmica, cimento, alimentos ou até materiais orgânicos podem ser processados com tecnologias aditivas.

A impressão 3D é utilizada para quê?

A impressão 3D é utilizada para uma vasta seleção, constantemente em expansão, de aplicações. Para a produção de protótipos e modelos ou para utilização em grandes volumes, o fabrico aditivo é utilizado em diversas áreas, desde a arte e design até a indústria aeroespacial. Para além de objetos comuns, as tecnologias de impressão 3D são utilizadas para imprimir componentes para a arquitetura, com geometrias complexas a dispositivos em laboratórios científicos para fabricar elementos de máquinas sob tensão e peças de substituição. 

Para que serve a impressão 3D industrial?

A impressão 3D industrial é utilizada para fabricar protótipos, moldes e peças de série. Utiliza materiais que, dependendo da aplicação industrial em questão, devem atender a requisitos mecânicos especiais, como flexibilidade, robustez e resistência ao desgaste.

A impressão 3D provou ser muito económica na indústria, porque os modelos e as pequenas séries podem ser criados, testados e ajustados para a produção em série muito mais rapidamente do que seria possível com os métodos habituais. Ao contrário dos protótipos que mapeiam apenas as geometrias do componente planeado, os modelos impressos em 3D fabricados industrialmente permitem que todas as propriedades mecânicas sejam testadas na máquina.

Os serviços de impressão 3D são frequentemente utilizados para o fabrico de protótipos industriais, uma vez que a aquisição de uma impressora 3D industrial não é rentável, a menos que a empresa em questão possua a experiência necessária e utilize a impressora regularmente para fabricar modelos e séries. Os prestadores de serviços de impressão 3D por norma, para além do conhecimento necessário, também têm várias impressoras 3D, permitindo que selecionem o método mais adequado à aplicação em questão. Dependendo do método, é mais económico contratar um prestador de serviços externo, porque os métodos como a sinterização a laser envolvem o fabrico regular de grandes lotes de peças para vários clientes, reduzindo consideravelmente os custos de produção de peças personalizadas e, portanto, para clientes individuais.


Para além do fabrico de protótipos e pequenas séries, a indústria confia cada vez mais na impressão 3D para fabrico de moldes para a produção com injeção. Plástico, cerâmica ou metal – qualquer molde de produção de grandes séries pode ser produzido por fabrico aditivo. Ao contrário do fabrico convencional de moldes, o fabrico aditivo permite que os moldes sejam produzidos de forma rápida e simples com base num ficheiro CAD e adicionados diretamente na encomenda. Se forem necessárias modificações, estas podem ser efetuadas com alguns cliques, pelo que o fabrico de novas peças é muito mais rápido e tem um custo inferior ao permitido pelos métodos convencionais.

A aquisição de impressoras 3D, por particulares, tem vindo a aumentar, permitindo a impressão de objetos para utilização particular e exploração dos recursos da impressão 3D. No entanto, as suas opções são limitadas pelos custos, que continuam a ser muito elevados, e pela qualidade dos materiais processados, que é geralmente baixa. Existem impressoras 3D industriais para todos os tipos de métodos aditivos; processam uma vasta gama de materiais e são mais adequadas aos requisitos da indústria.

Aconselhamento personalizado

Terei todo o gosto em esclarecer as suas questões

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat

Online:

24h