Resistentes ao desgaste e isentos de lubrificação: os novos varões da igus para contacto com alimentos, funcionamento contínuo e elevada resistência a químicos12/01/2023

Os varões redondos feitos em tribo-plásticos são adequados para componentes especiais isentos de manutenção para uma grande variedade de ambientes

A igus expandiu a sua vasta gama de varões iglidur em nada menos que quatro materiais; entre eles dois para o sector alimentar: o material resistente ao calor iglidur AC500 e o material resiliente A250. O iglidur H3 extremamente resistente ao desgaste e o material iglidur E particularmente resistente ao desgaste a longo prazo completam a gama de produtos. Isto possibilita fresar e tornear protótipos e componentes especiais isentos de lubrificação e manutenção para uma grande variedade de aplicações.

Para a produção de casquilhos especiais, roletes e outros elementos deslizantes que entram em contacto com alimentos, a igus desenvolveu o iglidur AC500 - um material em conformidade com a FDA para a indústria alimentar, resistente a temperaturas elevadas até 250°C. Assim, os componentes feitos a partir do AC500 são adequados, entre outras razões, para elementos deslizantes em fornos de pão. Quando um casquilho deslizante feito de AC500 roda sobre um veio de aço inoxidável de alta qualidade, o desgaste é de apenas 0,16 microns por quilómetro, como demonstraram os testes realizados no laboratório de testes interno. Além disso, o material tem uma resistência química especialmente elevada, de modo a resistir de forma fiável aos agentes de limpeza comuns da indústria alimentar. Neste caso, a lubrificação não é necessária. Uma dupla vantagem, uma vez que o risco de contaminação e o trabalho de manutenção são reduzidos.

Os rolos de desvio em iglidur A250 reduzem o consumo de energia
Os novos varões redondos em iglidur A250 são também concebidos para a indústria alimentar e de embalagens. São adequados, entre outras razões, para a produção dos chamados rolos de desvio, que são utilizados na deflexão das correias transportadoras. Nesta função, o material reduz a força de acionamento necessária e o consumo de energia das correias graças ao seu funcionamento a seco de baixo atrito e isento de lubrificação. Além disso, o material impressiona pela sua elevada capacidade de carga. O iglidur A250 foi concebido de modo a poder ser utilizado com alta velocidade na indústria alimentar e de embalagens. E tal como o AC500, o A250 também tem a aprovação para o contacto direto com alimentos. O material está em conformidade com as normas da Food and Drug Administration (FDA) e do Regulamento (UE) n.º 10/2011.

iglidur H3 resistente a ambientes agressivos
O iglidur H3, um material a partir do qual podem ser fabricados componentes resistentes a meios agressivos, foi também adicionado à gama de varões e placas iglidur. O iglidur H3 foi desenvolvido principalmente para o contacto com meios agressivos e aplicações tais como bombas de combustível. O material funciona de forma fiável nestas aplicações extremas graças à sua durabilidade e baixa absorção de humidade combinada com uma longa duração de vida.

iglidur E melhora os movimentos de precisão
O quarto novo material é o iglidur E. Entre outras aplicações, é utilizado para fabricar casquilhos que amortecem as vibrações em combinação com veios de alumínio. Esta característica melhora os movimentos precisos e suaves das máquinas e equipamentos. O material apresenta também excelentes propriedades de baixo desgaste em movimentos lineares oscilantes na indústria têxtil, indústria de embalagens, indústria gráfica e máquinas de venda automática.