Ligação em segundos: a pequena calha articulada plug-in da igus reduz o tempo de montagem em 80%30/08/2023

O princípio plug-in da calha articulada readychain micro-speed permite a ligação rápida em espaços de instalação reduzidos

O sistema de calha articulada pronta a ligar readychain micro-speed da igus liga o sistema de calha articulada confecionada em segundos e sem ferramentas. Isto ajuda a reduzir os tempos de montagem e os tempos de paragem das máquinas, além de reduzir o trabalho de manutenção. O sistema de calha articulada pronto a ligar, reduz o tempo de instalação em 80%. Com a nova readychain micro-speed, isto é agora possível também em aplicações muito pequenas e espaços de instalação particularmente reduzidos.

Não importa qual a indústria, o país ou a empresa: se um cabo elétrico numa máquina tiver um defeito e causar a paragem da máquina, o tempo de paragem resultante e os custos consequentes podem ser consideráveis. Afinal de contas, apenas alguns minutos de paragem custam frequentemente às empresas vários milhares de euros. Com a calha articulada readychain micro-speed pronta a ligar da igus, o sistema de calha articulada pode ser substituído de forma fácil e rápida, e a máquina pode recomeçar a funcionar imediatamente. Para espaços de instalação muito pequenos, a igus oferece agora o modelo readychain micro-speed.

Os cabos elétricos podem ser rapidamente substituídos tal como o cabo de alimentação de um portátil
Com a nova readychain micro-speed, a igus está a expandir o portfólio dos sistemas de calhas articuladas plug-in. Graças ao seu formato compacto, com uma largura e altura interior de apenas 20 milímetros cada, o sistema é particularmente adequado para aplicações em que o espaço é privilegiado, tais como nos fechos das portas em máquinas-ferramentas. Com a readychain micro-speed, não é necessário separar os condutores e fixa-los nos terminais utilizando sistemas de abraçadeiras de cabos. Isto deve-se ao fato de que os conectores estarem integrados na calha articulada e de que os cabos já estão ligados em ambos os lados. Assim, todo o conjunto foi concebido para ser conectável. A tomada, um alojamento adicional com casquilhos, pode fixar-se com uma flange na máquina. Se for necessária uma alteração, a calha articulada pode ser substituída tão rapidamente como o cabo de potência de um computador portátil utilizando o princípio plug-in - sem ferramentas, sem conhecimentos, sem técnicos. Qualquer pessoa pode realizar esta tarefa sem ter de se preocupar em cometer erros. Markus Hüffel, Gestor de produtos readychain na igus, salienta: "Graças a esta flexibilidade, a velocidade de resposta aumenta em caso de falhas, de modo a que os tempos de paragem possam ser muito reduzidos. E isso é possível, com um pequeno investimento".

Sistema personalizado para aplicações com movimento
Com a readychain micro-speed, os clientes recebem uma solução para a interface adaptada precisamente à sua aplicação. É virtualmente configurável deforma flexível e, tal como a maioria das readychains, podem ser combinadas com a vasta gama de cabos chainflex da igus - incluindo cabos de potência, bus, Ethernet e fibras óticas. Os cabos são protegidos de danos mecânicos graças à calha articulada. "Os conectores, alojamentos e ligações necessárias podem ser projetados de forma personalizada", afirmou Hüffel. "Desta forma, o cliente obtém tudo de uma única fonte, e cada calha articulada torna-se um produto feito à medida".