Novas engrenagens cónicas em plástico da igus para a movimento isento de lubrificação ao virar da esquina24/01/2022

As engrenagens cónicas em plástico de elevada performance como uma alternativa, económica e isenta de manutenção, às soluções metálicas

As engrenagens cónicas são adequadas como elementos de acionamento de modo a poderem transmitir forças num ângulo de 90 graus. Especialmente para tarefas simples, a igus desenvolveu agora engrenagens cónicas feitas de dois plásticos de elevada performance, resistentes ao desgaste e com elevada duração de vida. Não só são leves e económicas, como também são isentas de lubrificação externa. Isto reduz o tempo e o custo de manutenção.

As engrenagens são largamente utilizadas como elementos de acionamento: em relógios, em acionamentos de bicicletas elétricas, bem como em atuadores e sistemas de bloqueio. No entanto, se as forças tiverem de ser transmitidas nos cantos, as engrenagens cónicas são o meio ideal. Podem realizar ajustes de posição na indústria alimentar, por exemplo, através de um ângulo de 90 graus, mover embalagens na logística e tornar as linhas de montagem flexíveis e rapidamente adaptáveis na indústria automóvel entre outros. A igus desenvolveu engrenagens cónicas em dois plásticos de elevada performance especialmente para utilização com cargas baixas e médias. "Com o iguform S270 e o igutek P360, temos dois materiais na nossa gama que já deram provas no campo das engrenagens e que são também ideais para utilização como engrenagens cónicas", diz Steffen Schack, Gestor de produto de rodas dentadas iglidur da igus GmbH. O iguform S270 caracteriza-se por um baixo coeficiente de atrito, bem como baixa absorção de humidade. As engrenagens cónicas em igutek P360 têm uma resistência ao desgaste e uma robustez muito elevadas, o que torna os elementos de tração insensíveis aos impactos. As engrenagens cónicas em plástico tribologicamente otimizado são populares dado que são económicas, leves e, ao contrário das engrenagens cónicas em metal, não necessitam de lubrificantes externos. Isto reduz os intervalos de manutenção em máquinas e sistemas e aumenta a higiene e limpeza.

Séries injetadas especiais personalizadas
"Com a ajuda das ferramentas de simulação e dos dados do nosso laboratório de testes de 3.800 metros quadrados, podemos fornecer aos clientes aconselhamento personalizado e apoio na escolha do material e da geometria certa da engrenagem, desde o protótipo até à produção em série", explica Steffen Schack. Todas as engrenagens cónicas estão disponíveis em seis relações de transmissão diferentes, mais sete módulos para a transmissão de potência. Se as dimensões das peças standard não poderem ser usadas, a igus pode produzir internamente, em mais de 800 máquinas de injeção e com a própria oficina de moldes. "Podemos fabricar peças especiais personalizadas para o cliente de forma económica em poucas semanas com a ajuda do nosso novo sistema mestre de moldagem para engrenagens", explica Steffen Schack.