Os cabos chainflex aumentam a fiabilidade das máquinas com drives Fanuc18/11/2021

A igus expandiu a sua gama de cabos de servomotor CF270.UL.D, acrescentando um novo cabo para motores Fanuc

Na área das máquinas-ferramenta, muitos utilizadores em todo o mundo confiam nos motores e sistemas de controlo da Fanuc. De forma a fornecer energia de forma fiável aos drives enquanto estão em movimento, a igus desenvolveu agora um cabo de servomotor altamente flexível. Foi concebido especificamente para ser utilizado em aplicações dinâmicas. O cabo tem um revestimento PUR resistente ao óleo, certificação UL, e uma certificação da promessa de garantia pela UL por um período até 36 meses.

Um cabo de servomotor é o que liga a máquina à sua drive e a põe em movimento. É por isso muito importante na engenharia mecânica. Utilizado numa calha articulada, deve ser à prova de falhas, altamente flexível, com elevada duração de vida e resistente ao óleo, cumprindo ao mesmo tempo uma grande variedade de normas e certificações para utilização no mercado global. A gama de cabos CF270.UL.D da igus oferece 32 configurações para drives de 24 fabricantes e que foram desenvolvidos para utilização em calhas articuladas. Agora a igus expandiu esta série incluindo um novo cabo com (6G1.0)C para a βi série de motores Fanuc. "Oferecemos mais de 20 gamas diferentes de cabos chainflex especificamente para a área das máquinas-ferramenta", diz Katharina Esch, Gestora Internacional de cabos chainflex da igus GmbH. "Dado que cada vez mais construtores de máquinas estão a utilizar motores Fanuc, desenvolvemos um cabo para eles, um cabo capaz de lidar com as condições ambientais exigentes e movimento com altas velocidades e acelerações". O CF270.UL.10.06 tem um revestimento exterior em PUR resistente ao óleo e líquidos refrigerantes e com cores de acordo com a DESINA e certificado de acordo com a UL AWM 1000V. Tal como faz para todos os seus 1.350 cabos, a igus garante uma duração de vida até 36 meses, certificada e verificada pela UL.

Os cabos suportam até 18 milhões de cursos
No teste 4831 feito no laboratório interno da igus de 3.800 metros quadrados, em Colónia, o cabo chainflex aguentou 18 milhões de cursos. A sua durabilidade numa determinada aplicação pode ser determinada gratuitamente com a ferramenta online de cálculo da duração de vida. A igus oferece o novo cabo Fanuc quer ao metro (um metro no mínimo) a partir de stock, quer com conectores como readycable prontos a ligar. Se o utilizador estiver à procura de um sistema de fornecimento de energia pronto a ligar, constituído por calha articulada, cabos e conectores, pode utilizar o serviço readychain da igus.

Saiba mais sobre os novos cabos de servomotor Fanuc em