Deslizar, rolar, poupar: a igus expande o sistema modular da calha articulada E4.1 para cursos longos04/11/2021

Novos rolamentos e elementos deslizantes para melhoramentos reduzem os custos e aumentam a duração de vida das calhas articuladas E4.1

Em cursos longos, os sistemas de calhas articuladas da igus são os ideais para guiar e transportar com segurança cabos e mangueiras. Na maioria das aplicações, os clientes confiam nos robustos sistemas modulares de calhas articuladas universais E4.1. Agora a igus expandiu este sistema, já bastante provado, com elementos deslizantes e elos com rolamentos para rápidas alterações. Isto permite também aumentar a duração de vida dos seus sistemas de forma rápida e económica, em aplicações com ambientes abrasivos, bem como com velocidades muito elevadas ou com distâncias longas.

Mais de 25.000 calhas articuladas da igus movimentam-se em grandes distâncias todos os anos, seja em gruas STS, unidades de armazenamento ou em sistemas com módulos lineares. Em todas estas áreas de aplicação, os clientes em todo o mundo confiam no resistente e modular sistema de calhas articuladas E4.1 da igus. Este sistema de calhas articuladas têm um desenho com ranhuras e, portanto, uma elevada resistência à torção. São silenciosas e com alturas e larguras variáveis. Em 90% das aplicações deslizantes, as E4.1 são a solução universal. Para prolongar a duração de vida das calhas articuladas, especialmente em ambientes abrasivos, a igus introduziu agora elementos deslizantes com os quais as calhas articuladas podem ser facilmente melhoradas. Os elementos deslizantes com desgaste otimizado podem ser facilmente colocados no raio interior dos elos das calhas. São feitos de um polímero igumid altamente resistente ao desgaste, que pode duplicar a duração de vida dos sistemas de calha articulada em velocidades de 1-3m/s.

Rolar com segurança a velocidades elevadas

A igus tem, na sua gama de produtos, calhas articuladas com rolamentos nos elos à mais de 20 anos. Estes reduzem as forças de tração/compressão em cursos longos e asseguram uma duração de vida significativamente mais longa do sistema de calha articulada. Como tal, a igus desenvolveu agora novos elos com rolamentos otimizados em dois tamanhos, especialmente para o sistema modular E4.1. A sua utilização é particularmente vantajosa a velocidades elevadas até 10m/s ou cursos muito longos. Os rolamentos reduzem a potência de acionamento até 37 por cento, o que poupa significativamente a energia. Os novos elos com rolamentos e os elementos deslizantes proporcionam um sistema de calha articulada personalizado para cada aplicação especial com cursos de 12m a 500m. "De forma a encontrar a melhor solução técnica e económica para cada cliente, aconselhámos individualmente", diz Jörg Ottersbach, Diretor da Unidade de negócio de calhas articuladas na igus. "No futuro, os utilizadores poderão também obter uma proposta, para a sua solução de calha articulada para cursos longos, no configurador online de calhas articuladas. Dependendo do local de aplicação e das características, a calha articulada E4.1 mais adequada é oferecida para deslizamento ou em casos especiais com elementos deslizantes ou rolamentos". Opcionalmente, todas as calhas articuladas da igus podem ser equipadas com sistemas de smart plastics para monitorização do estado e manutenção preditiva.