e-spool flex para uma ligação contínua aos comandos de robôs industriais27/05/2021

A ARAGON Industrieelektronik GmbH, um integrador de robôs, utiliza os novos desenroladores de cabo igus sem anéis coletores

Os painéis de comando são o centro de controlo dos robôs. Para ser utilizado de forma flexível, o cabo deve ter não só vários metros de comprimento, mas também ser móvel e ficar armazenado em segurança. Para estas aplicações, a igus desenvolveu o e-spool flex. O novo enrolador de cabos da igus não tem anel coletor, pelo que pode fornecer sinais de bus sem interrupções. O cabo também pode ser facilmente adaptado ao sistema existente. Estas vantagens conquistaram a ARAGON. É oferecido um conjunto com cabo, constituído por um e-spool flex montado com um cabo standard e um painel, como um sistema completo para os seus robôs industriais.

A tarefa da ARAGON Industrieelektronik GmbH é dar uma nova vida aos robôs mais antigos. A empresa líder em integração robótica industrial, oferece soluções globais para a reparação, manutenção, troca e programação de robôs industriais. Alguns dos seus clientes são empresas relativamente pequenas que utilizam até dez sistemas robóticos. Mas existem empresas maiores e OEMs na indústria automóvel que também contam com a experiência da ARAGON. A empresa estava à procura de uma solução prática, especificamente para os cabos dos painéis de comando: “Procuramos sempre garantir a segurança dos nossos clientes com soluções inovadoras. Até agora, os cabos estavam sempre no chão, o que tornava fácil danificá-los ou tropeçar neles. Por isso, procuramos um desenrolador de cabo que não tivesse interrupções e fosse rápido e fácil de modificar”, diz Iryna Geike, Gerente Nacional Global da ARAGON. A empresa encontrou o que procurava na igus. “O novo desenrolador de cabo e-spool flex foi-nos apresentado e conquistou-nos de imediato”, relembra Geike. As principais vantagens do e-spool flex em relação a outros enroladores de cabos é que este não tem anel coletor. Os dados, a potência e os sinais para o botão de emergência também podem ser integrados neste sistema. Os cabos para os comandos existentes podem ser simplesmente inseridos na guia espiral do sistema e automaticamente enrolados. "Os nossos clientes recebem agora um conjunto pré-montado que consiste no e-spool flex, o painel de montagem ARAGON, o cabo, e uma fixação da caixa controlo do robô para o painel de comando. O e-spool flex aumenta exponencialmente a duração de vida do cabo utilizado e garante mais segurança e organização do painel de comando”, explica Geike.

Enrolar e desenrolar cabos: manual ou automaticamente
A igus oferece o e-spool flex em várias versões. Uma versão de baixo custo com uma alavanca manual ou uma chave de fenda para enrolar o cabo. Outra é uma solução automática com um mecanismo de retorno por mola, um mecanismo de bloqueio e um travão de retração opcional. A ARAGON optou pela versão com mola e retenção. O desenrolador de cabo está disponível em três tamanhos, para cabos com diâmetros de 5 a 15 milímetros e comprimentos de extensão de 5 a 15 metros. Os cabos podem ser substituídos rapidamente a qualquer momento. Além da posterior integração do e-spool flex num sistema com cabo já existente, a igus oferece a solução de desenrolador de cabo totalmente montada com cabos chainflex projetados especificamente para aplicações com movimento. A durabilidade dos cabos no e-spool flex está actualmente a ser extensivamente testada no laboratório de testes da igus com 3.800 metros quadrados.