Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.

Contacto direto
igus® Lda.

Rua Eng. Ezequiel

Campos, 239

4100-232 Porto

+351 226 109 000

Imprensa

Tem alguma questão? Precisa de algum material específico? Disponibilizamos comunicados de imprensa atuais e imagens com qualidade de impressão para download.  
ContactoGostaria de pertencer à nossa lista de contactos de imprensa

Comunicados de imprensa por área

e-spool flex para uma ligação contínua aos comandos de robôs industriais27/05/2021

A ARAGON Industrieelektronik GmbH, um integrador de robôs, utiliza os novos desenroladores de cabo igus sem anéis coletores

Os painéis de comando são o centro de controlo dos robôs. Para ser utilizado de forma flexível, o cabo deve ter não só vários metros de comprimento, mas também ser móvel e ficar armazenado em segurança. Para estas aplicações, a igus desenvolveu o e-spool flex. O novo enrolador de cabos da igus não tem anel coletor, pelo que pode fornecer sinais de bus sem interrupções. O cabo também pode ser facilmente adaptado ao sistema existente. Estas vantagens conquistaram a ARAGON. É oferecido um conjunto com cabo, constituído por um e-spool flex montado com um cabo standard e um painel, como um sistema completo para os seus robôs industriais.

A tarefa da ARAGON Industrieelektronik GmbH é dar uma nova vida aos robôs mais antigos. A empresa líder em integração robótica industrial, oferece soluções globais para a reparação, manutenção, troca e programação de robôs industriais. Alguns dos seus clientes são empresas relativamente pequenas que utilizam até dez sistemas robóticos. Mas existem empresas maiores e OEMs na indústria automóvel que também contam com a experiência da ARAGON. A empresa estava à procura de uma solução prática, especificamente para os cabos dos painéis de comando: “Procuramos sempre garantir a segurança dos nossos clientes com soluções inovadoras. Até agora, os cabos estavam sempre no chão, o que tornava fácil danificá-los ou tropeçar neles. Por isso, procuramos um desenrolador de cabo que não tivesse interrupções e fosse rápido e fácil de modificar”, diz Iryna Geike, Gerente Nacional Global da ARAGON. A empresa encontrou o que procurava na igus. “O novo desenrolador de cabo e-spool flex foi-nos apresentado e conquistou-nos de imediato”, relembra Geike. As principais vantagens do e-spool flex em relação a outros enroladores de cabos é que este não tem anel coletor. Os dados, a potência e os sinais para o botão de emergência também podem ser integrados neste sistema. Os cabos para os comandos existentes podem ser simplesmente inseridos na guia espiral do sistema e automaticamente enrolados. "Os nossos clientes recebem agora um conjunto pré-montado que consiste no e-spool flex, o painel de montagem ARAGON, o cabo, e uma fixação da caixa controlo do robô para o painel de comando. O e-spool flex aumenta exponencialmente a duração de vida do cabo utilizado e garante mais segurança e organização do painel de comando”, explica Geike.

Enrolar e desenrolar cabos: manual ou automaticamente
A igus oferece o e-spool flex em várias versões. Uma versão de baixo custo com uma alavanca manual ou uma chave de fenda para enrolar o cabo. Outra é uma solução automática com um mecanismo de retorno por mola, um mecanismo de bloqueio e um travão de retração opcional. A ARAGON optou pela versão com mola e retenção. O desenrolador de cabo está disponível em três tamanhos, para cabos com diâmetros de 5 a 15 milímetros e comprimentos de extensão de 5 a 15 metros. Os cabos podem ser substituídos rapidamente a qualquer momento. Além da posterior integração do e-spool flex num sistema com cabo já existente, a igus oferece a solução de desenrolador de cabo totalmente montada com cabos chainflex projetados especificamente para aplicações com movimento. A durabilidade dos cabos no e-spool flex está actualmente a ser extensivamente testada no laboratório de testes da igus com 3.800 metros quadrados.

The terms "igus", "Apiro", "CFRIP", "chainflex", "conprotect", "CTD", "drygear", "drylin", "dryspin", "dry-tech", "easy chain", "e-chain", "e-chain systems", "e-loop", "e-ketten", "e-kettensysteme", "e-spool", "e-skin", "flizz", "ibow", "igear", "iglidur", "igubal", "kineKIT", "manus", "motion plastics", "pikchain", "plastics for longer life", "print2mold", "readycable", "readychain", "ReBeL", "robolink", "speedigus", "tribofilament", "triflex", "xirodur" and "xiros" are legally protected trademarks of the igus® GmbH/Cologne in the Federal Republic of Germany, and, where applicable, in some foreign countries. igus® GmbH points out that it does not sell any products of the companies Allen Bradley, B&R, Baumüller, Beckhoff, Lahr, Control Techniques, Danaher Motion, ELAU, FAGOR, FANUC, Festo, Heidenhain, Jetter, Lenze, LinMot, LTi DRiVES, Mitsubishi, NUM, Parker, Bosh Rexroth, SEW, Siemens, Stöber and all other drive manufacturers mentioned on this website. The products offered by igus® are those of igus® GmbH.