Rotação em espaços reduzidos: a igus aumenta a sua gama de anéis rotativos de baixo perfil20/05/2021

Os anéis rotativos deslizantes PRT-04 requerem pouco espaço de instalação e estão agora disponíveis em vários tamanhos com dentado interno ou externo e uma função de bloqueio

São compactos, leves e extremamente resistentes. Foram desenvolvidos especificamente para se movimentarem em espaços reduzidos e completam a gama de sistemas modulares da igus. O sistema do anel rotativo deslizante isento de lubrificação está disponível em oito tamanhos. Como opção está disponível o dentado externo e batente angular (opcional), dentado interior e uma nova função de bloqueio. Isto permite que o engenheiro encontre o produto necessário para aplicações com espaço de instalação reduzido.

Os anéis rotativos deslizantes da igus permitem um movimento oscilante ou de rotação a unidades de montagem, painéis de controlo e mesas indexadoras. Para que se desloquem sem manutenção, a igus utiliza elementos deslizantes que trabalham radialmente e axialmente entre os anéis interno e externo do anel. Os componentes deslizantes em polímero de elevada performance iglidur J garantem que o atrito e o desgaste sejam minimizados, sem lubrificação. Apresentado como um novo produto em 2019, a igus está a lançar agora um sistema modular completo para sua gama de anéis rotativos deslizantes compactos PRT-04. Os anéis rotativos resistentes à corrosão foram desenvolvidos especificamente para utilizar em espaços de instalação reduzidos com cargas até 48.000 N. Esta gama tem a vantagem de requerer apenas metade do espaço que a PRT-01 necessita, sendo 60% mais leve e 20% mais económico. Os argumentos que convencem os clientes incluem o seguinte: “Os anéis rotativos deslizantes PRT-04 permitiram-nos implementar várias aplicações na tecnologia de automação, indústria de embalagens e mobiliário”, disse Stefan Loockmann-Rittich, Diretor da Unidade de Casquilhos Deslizantes iglidur® na igus GmbH. “A série agora foi expandida para que os engenheiros possam ter ainda mais liberdade de desenho.”

Acionamento compacto com dentado interior e nova função de bloqueio
Os anéis rotativos leves e compactos estão disponíveis num total de oito tamanhos de 20 a 300 milímetros de diâmetro interior. Além de acessórios como pinos de acionamento, placas de montagem variáveis e diversas opções de fixação, a igus oferece três tipos de dentados exteriores e um para o anel interior para espaços de instalação muito limitados, como em sistemas de transporte autónomos. Os anéis rotativos deslizantes são acionados por correia ou rodas dentadas que a igus fabrica através de injeção de tribopolímeros altamente resistentes ao desgaste. A igus também desenvolveu um anel rotativo deslizante com função de bloqueio específico para aplicações como mesas de montagem. Os pontos de bloqueio são fixados em 90° ou podem ser definidos de acordo com as necessidades do cliente. Para áreas especiais de utilização, a igus fornece uma versão do anel rotativo deslizante com elementos deslizantes dissipativos para evitar cargas elétricas em conformidade com ESD. Tal como acontece com todos os produtos da igus, a duração de vida dos anéis rotativos deslizantes também pode ser calculada online para a respectiva aplicação.

Saiba mais sobre os anéis rotativos deslizantes da igus: