O novo adaptador da igus reduz o tempo de montagem das calhas articuladas em 80%18/03/2021

O Módulo Connect específico e personalizado para fazer a interface com as máquinas recebe o German Design Award 2021

Ligar cabos individualmente não só leva tempo, como também pode originar erros. Por esse motivo, a igus desenvolveu o conceito de ligação Módulo Connect, com o qual as calhas articuladas podem ser facilmente ligadas. Para ligar os conectores dos cabos da calha articulada, pode agora utilizar um adaptador individual. A calha articulada torna-se assim um interface com uma redução em 80 por cento no tempo de instalação. O modelo e a funcionalidade deste adaptador também convenceram o júri do German Design Award 2021.

Ligação segura e rápida, esta é a ideia por detrás do conceito do Módulo Connect, que a igus desenvolveu para aplicações com um grande número de cabos, que se juntam num pequeno espaço. Nos sistemas de calhas articuladas, em vez de ligar cada cabo individualmente, pode conectar em segundos num só alojamento de perfil baixo que também economiza espaço. Dependendo do alojamento, pode escolher até quatro adaptadores modulares Harting Han, por exemplo, para pneumática, potência, BUS e sinais, a partir de um sistema modular. Os conectores são depois ligados entre si. Uma elevada densidade de contactos possibilita cada aplicação. A igus desenvolveu um terminal para que o conector possa também ser ligado em segurança à própria calha articulada. Dependendo da série da calha articulada, largura e número de conectores Módulo Connect, a igus fabrica o terminal adaptador para cada cliente em impressão 3D ou também como peça de série moldada por injeção. O terminal é simplesmente montado no Módulo Connect e fixado à calha com um mecanismo de encaixe.

Redução do tempo de montagem em 80%
O Módulo Connect torna-se num interface com o terminal, o que reduz o tempo de montagem em 80%. Neste caso: com 16 cabos numa calha articulada pronta a ligar. Quatro adaptadores variáveis encaixam no Módulo Connect. Ao combinar quatro módulos Módulos Connect, o cliente cria sua interface individual.
Comparativamente, um sistema convencional requer que se instale, ligue e se bloqueie os conectores individualmente no sistema. "Entre as várias etapas de trabalho, tais como a instalação e o preenchimento da calha articulada, o ajuste dos comprimentos e a colocação dos cabos, temos um tempo de montagem que pode durar várias horas", explica Markus Hüffel, gestor de produto de readychain da igus GmbH. "Com a ajuda do adaptador Módulo Connect, toda a ligação pode ser efetuada rapidamente. Isto significa que é apenas conectado e bloqueado uma vez. A auto-codificação do Módulo Connect exclui a possibilidade de erros. Desta forma, reduz-se o tempo de instalação de horas para minutos." Em caso de manutenção, o técnico pode simplesmente desligar a calha articulada com o adaptador, reintroduzir um sistema de calha articulada confecionado e colocar a máquina ou sistema novamente em funcionamento.

Design premiado
O adaptador Módulo Connect é um produto que não só convenceu os clientes mas também o júri do German Design Award 2021. O adaptador recebeu o prémio do Conselho Internacional de Design na categoria Excellent Product Design. Em 2018, o conector Modular ganhou o Prémio de Design reddot.

Mais informações sobre o adaptador do Módulo Connect no vídeo: