Maiores, mais resistentes e mais rápidos: novos sistemas de módulos lineares multiaxiais da igus para uma automação económica04/02/2021

Automação low-cost de processos com sistemas de módulos lineares multiaxiais drylin isentos de lubrificação da igus

Processos simples, precisos e rápidos: estes são os requisitos dos robôs cartesianos. São utilizados, por exemplo, para aplicações de "pick and place", sistemas de triagem e tecnologia médica. A igus desenvolveu agora sistemas de módulos lineares multiaxiais de áté 3 eixos para áreas de trabalho amplas. Os dois novos sistemas cinemáticos permitem deslocar até cinco quilogramas. Ambos os sistemas estão disponíveis em stock. Também podem ser personalizados à medida da aplicação do cliente em questão – sem quantidade mínima de encomenda.

Para continuarem a ser competitivas, tanto grandes potências industriais como empresas pequenas precisam de soluções automatizadas que sejam amortizáveis rapidamente. Os robôs cartesianos têm sido uma boa opção na tecnologia de automação há muitos anos. Estes permitem realizar tarefas de forma rápida, fácil e económica. Apenas é necessário algum trabalho de programação. Os módulos lineares isentos de lubrificação da igus, desenvolvidos em diversos níveis, estão disponíveis a partir de apenas 1800 €. Consoante os requisitos da aplicação, podem ser selecionados sistemas de módulos lineares multiaxiais planos ou de dois eixos ou três eixos. Na Motek, a igus apresentou um novo sistema de módulos lineares de 2 eixos e de 3 eixos com uma maior área de trabalho, que permitem aos utilizadores moverem cargas ainda maiores numa área ainda mais extensa.

Automação low-cost com soluções de sistemas de módulos lineares multiaxiais isentos de lubrificação
Os dois sistemas de módulos lineares multiaxiais são compostos por módulos lineares pré-configurados, módulos de alumínio, motores de passo NEMA e encoders. O novo sistema de módulos lineares de 2 eixos pode transportar cargas até 50 N numa área de trabalho de 800 x 500 mm, com uma velocidade máxima de 1 m/s. "O risco no investimento de 2100 € num sistema de módulos lineares de 2 eixos, para as aplicações de "pick and place" automatizadas em tarefas de montagem, que é amortizado em menos de seis meses é muito reduzido. Isto facilita muito a tarefa de decisão", afirma Alexander Mühlens, Diretor da Tecnologia de Automação na igus. O novo sistema linear multiaxial é uma boa opção para tarefas mais complexas. Pode transportar cargas até 50 N numa área de trabalho de 800 x 800 x 500 mm, a uma velocidade máxima de 0,5 m/s. Dois módulos acionados por correia dentada ZLW e um módulo acionado por cremalheira GRR garantem um guiamento preciso e um funcionamento isento de lubrificação.

Para tarefas de triagem totalmente automáticas
As novas soluções de sistemas de módulos lineares multiaxiais são utilizadas em tarefas de "pick and place", "bin picking" e triagem. A maioria destes processos foi deslocada para o fim da linha de produção. Tal também se verificou na FachPack 2019, na apresentação da SSI Schäfer, empresa especializada em intralogística. O novo sistema de módulos lineares multiaxiais drylin automatizou o fornecimento de produtos sensíveis, através de uma caixa de transporte com um inserto termoformado. A embalagem própria e a utilização de um sistema de módulos lineares multiaxiais permitiram a triagem de diversas pegas, por cor, para a produção de um electrodoméstico. Existem outros cenários de utilização de sistemas de módulos lineares multiaxiais na microeletrónica e em testes automatizados.

Personalização da estrutura dos sistemas lineares multiaxiais
Para além dos produtos em stock, os utilizadores podem montar o seu próprio sistema de módulos lineares multiaxiais, com cursos de até seis metros, em https://www.igus.pt/info/drive-technology-drylin-e-portal-individual-configurator e pedir um orçamento à igus. Consoante os requisitos do cliente, é também possível configurar o comprimento dos eixos e diversos motores, por exemplo, com calhas articuladas e cabos da igus.