Nova guia igus para movimentos lineares e oscilantes21/01/2021

A guia linear drylin W com anel rotativo deslizante PRT permite ajustes lineares e de rotação

O novo projeto de estudo da igus permite o deslocamento de forma linear e rotativa simultaneamente. Com a guia linear/oscilante drylin W, os apoios de braços, tabuleiros ou painéis de comando aplicados em assentos e poltronas, podem ser facilmente ajustados conforme a necessidade do utilizador. O que anteriormente tinha que ser montado separadamente pelo cliente está agora disponível como solução integrada pronta a utilizar. Além disso, os elementos deslizantes em polímeros isentos de lubrificação garantem movimentos silenciosos.

Pipocas, nachos, coca-cola e um assento confortável são diretamente associados ao cinema. Para tornar as idas ao cinema ainda mais dinâmicas, alguns operadores oferecem meios de entretenimento digitais. Por exemplo, nas mesas extensíveis ou nos tabuleiros inseridos nos apoios de braço dos assentos. Agora, a igus desenvolveu um novo produto especialmente para utilização em poltronas e assentos multifuncionais: a guia linear/oscilante drylin W. Permite que os utilizadores movimentem tabuleiros ou visores para frente e para trás de forma linear e rotativa utilizando um casquilho. “Além dos assentos de cinema, teatro e aeronaves, a nova guia drylin W destina-se a aplicações em cabines de comando, como em tratores ou mesmo em gruas. Onde quer que os elementos operacionais tenham de ser movimentados de forma flexível e ergonómica num espaço compacto", explica Michael Hornung, Gestor de produtos de tecnologia linear e de acionamento drylin da igus. Para o novo desenvolvimento, a igus simplesmente combinou dois produtos já existentes e comprovados com sucesso: uma guia linear drylin W para movimento linear com um anel rotativo deslizante PRT-04 para rotação. O casquilho está integrado na carruagem. Para o utilizador, anteriormente, isto significava que ambos os produtos tinham que ser instalados em conjunto de forma trabalhosa. A carruagem tinha de ser maquinada para instalar o anel rotativo deslizante e a guia, e todos os componentes tinham que ser ajustados com precisão. Devido à solução completa diretamente coordenada e pronta a instalar, o utilizador poupa custos de montagem e trabalho adicional.

Ajuste silencioso
Em vez de guias de esferas, a igus utiliza polímeros de elevada performance tribologicamente otimizados nos elementos deslizantes da carruagem linear e do casquilho. São até quatro vezes mais silenciosas do que as guias de esferas e ao mesmo tempo isentas de manutenção e lubrificação. Ao dispensar lubrificantes e óleos adicionais, a guia linear/oscilante drylin W é resistente à sujidade e pó. A limpeza é uma grande vantagem para a utilização frequente da guia por pessoas diferentes. “Além da funcionalidade prática, naturalmente também atribuímos grande importância ao design. São utilizados materiais de baixo peso, como plástico e alumínio. Utilizamos um revestimento anodizado claro para as guias”, diz Michael Hornung. Com 40 mm de altura de instalação, o novo projeto de estudo é um sistema de baixo perfil que também pode ser equipado com uma abraçadeira manual e uma pré-carga ajustável. Desta forma, o visor permanece no lugar após o ajuste. Graças ao sistema modular drylin W, o produto pode ser ajustado a qualquer comprimento.