Nova ferramenta online da igus configura veios em segundos09/04/2020

Configure online veios com e sem maquinação, descarregue desenhos técnicos e encomende diretamente à igus

Não é fácil projetar o veio certo para uma aplicação sem software CAD ou sem conhecimento técnico aprofundado. Desta forma, a igus desenvolveu uma nova ferramenta online e gratuita, o configurador de veios drylin. Em apenas três passos, o utilizador pode escolher o veio adequado no comprimento desejado, a partir de sete materiais diferentes e maquinar o corpo principal e as extremidades com elementos standard, como chanfros e ranhuras. Por fim, basta encomendar o veio com a configuração efetuada. Além disso, o utilizador recebe os ficheiros STEP da sua configuração, assim como um desenho dimensional para descarregar gratuitamente.

Deseja projetar veios sem um programa CAD? Agora isso é possível com a nova ferramenta online e gratuita da igus: o configurador de veios drylin. Este amplia o vasto leque de serviços práticos online. Desta forma, o utilizador obtém o produto desejado ainda mais rapidamente, sem necessitar de qualquer conhecimento técnico ou software CAD. No novo configurador online, o utilizador pode optar entre sete materiais de veio diferentes, com diâmetros de 6 a 50 milímetros, e maquinar o corpo principal e a extremidade a seu gosto. Entretanto, o utilizador obtém o preço da sua configuração e pode encomendá-la diretamente. Uma outra vantagem é o facto da igus fornecer o ficheiro STEP da configuração e o desenho técnico dimensional em formato PDF. Isto permite ao utilizador continuar a projetar a aplicação diretamente com o veio configurado.
Configuração rápida e simples em apenas três passos
No primeiro passo do configurador de veios drylin, o utilizador determina o diâmetro, o comprimento e o número de veios necessários. Depois, pode escolher o material adequado, com o tratamento superficial desejado. Para além de veios em alumínio anodizado e veios em metal endurecido ou cromado, também estão disponíveis diversos materiais de aço inoxidável. Os veios de aço inoxidável são adequados para a indústria de transformação de produtos alimentares, enquanto que os veios de alumínio são uma alternativa leve e económica para a engenharia mecânica. No segundo passo, o utilizador pode maquinar o corpo do veio e, opcionalmente, as extremidades. Pode acrescentar diferentes etapas de maquinação, bem como 14 elementos standard, como chanfros, orifícios, roscas ou ranhuras. Um sistema inteligente fornece ao utilizador os comprimentos mínimos necessários para cada opção de maquinagem, o que evita defeitos no projeto. A interface clara, as sugestões e dicas do configurador facilitam significativamente a configuração do veio ao utilizador. No último passo, o cliente obtém uma visão geral da configuração, incluindo o preço e o prazo de entrega. Aqui, pode encomendar o veio ou solicitar uma proposta e descarregar o desenho dimensional e os dados CAD do produto. Também é possível guardar a configuração ou partilhá-la com colegas através de uma hiperligação, o que é muito prático, especialmente nos projetos de grandes dimensões. Após a receção do pedido, este é enviado digitalmente para a fábrica, onde o veio será fabricado pela igus durante 3-6 dias, sendo seguidamente enviado para o cliente. Casquilhos deslizantes iglidur com elevada duração de vida, o complemento ideal
Mas o que seria de um veio sem o casquilho deslizante adequado? A igus, empresa especializada em motion plastics, tem vindo a desenvolver casquilhos deslizantes fabricados com tribopolímeros há mais de 35 anos. Com mais de 50 materiais diferentes em dimensões diferentes, a igus fornece o casquilho deslizante ou linear certo com elementos deslizantes iglidur para cada veio e cada aplicação. A característica especial dos materiais iglidur é o facto de todos serem compostos por tribopolímeros isentos de lubrificação e de manutenção. Estes são resistentes ao desgaste e à corrosão, leves e até suportam cargas extremas.
Encontre o configurador de veios drylin online em https://www.igus.pt/shaft-configurator.