Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.

Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Imprensa

Tem alguma questão? Precisa de algum material específico? Disponibilizamos comunicados de imprensa atuais e imagens com qualidade de impressão para download.  
ContactoGostaria de pertencer à nossa lista de contactos de imprensa

Comunicados de imprensa por área

igus - Limpeza, segurança e deteção: novos tribopolímeros da igus para contacto com alimentos03/10/2019

Materiais detetáveis a nível magnético e visual para casquilhos deslizantes e chumaceiras esféricas

Resistência química, isenção de lubrificação e resistência à corrosão: são estes os requisitos que os componentes das máquinas da indústria alimentar têm de cumprir. Para possibilitar a identificação rápida de fragmentos, em caso de danos no equipamento, a igus desenvolveu agora dois novos materiais detetáveis a nível visual e magnético para os seus casquilhos deslizantes e chumaceiras esféricas: o iglidur FC180 e o igumid FC. Os materiais cumprem os regulamentos da FDA e a diretiva (UE) n.º 10/2011, sendo, por isso, ideais para a utilização na indústria alimentar./strong>

A deteção de corpos estranhos desempenha um papel muito importante na produção e embalamento de alimentos para garantir a qualidade perfeita dos produtos e evitar a contaminação. Desta forma, a igus desenvolveu agora o casquilho deslizante tribologicamente otimizado iglidur FC 180 (FC = "Food Contact" – contacto com alimentos), especificamente para o contacto direto com alimentos. O novo material é detetável visualmente, devido à sua cor azul, assim como magneticamente por detetores de metais, devido à inclusão de aditivos apropriados e compatíveis com os alimentos. Assim, é possível detetar e remover rapidamente fragmentos em caso de danos no equipamento. Desta forma a pureza do produto alimentar é assegurada e o dispendioso processo de o retirar do mercado é evitado. O novo material está em conformidade com as especificações da FDA e da diretiva (UE) n.º 10/2011, sendo, assim, adequado para a utilização em contacto direto com alimentos. "A sua baixa absorção de humidade e isenção de lubrificação são critérios adicionais que sustentam a ótima adequação do material a aplicações nas indústrias da tecnologia alimentar, das bebidas e embalamento", explica Lars Braun, Diretor da Indústria de Embalamento na igus.

Detetabilidade magnética também nas chumaceiras esféricas igubal
A gama de chumaceiras esféricas igubal, da empresa especializada em motion plastics, conta agora com um novo material detetável. Com a combinação do alojamento no material igumid FC e da calota esférica em iglidur FC180, a igus tem, pela primeira vez, chumaceiras igubal autoajustáveis aprovadas para o contacto direto com alimentos. A Sesotec GmbH, empresa especializada na deteção de corpos estranhos e fabricante de detetores de metais para a indústria alimentar, confirmou a excelente detetabilidade dos materiais. Até mesmo os fragmentos mais pequenos de 0,0139 g (iglidur FC180) ou 0,0157 g (igumid FC) foram identificados ao passar pelo detetor de metais INTUITY numa tela transportadora. Os novos casquilhos com amortecimento de vibrações são resistentes à corrosão e a químicos graças à sua base em polímero, o que lhes permite suportar limpezas com água e produtos de limpeza. Consequentemente, os fabricantes e operadores de equipamentos da indústria alimentar podem agora equipar as suas máquinas de forma fácil e rápida com uma vasta gama de soluções de casquilhos e chumaceiras da igus e, em simultâneo, poupar a dobrar. Isto porque os casquilhos deslizantes de plástico não requerem manutenção e são muito mais económicos do que as soluções que consistem em rolamentos de aço inoxidável vedados com lubrificantes alimentares.