Isenção de lubrificação e manutenção mesmo com alojamentos metálicos, com as novas chumaceiras igubal26/09/2019

Calotas esféricas isentas de lubrificação da igus agora disponíveis com alojamentos em chapa metálica muito económicos

A intensiva acumulação de sujidade, pó e limalhas é uma condição comum para as chumaceiras industriais. Desta forma, há uma necessidade constante de lubrificação e manutenção. Com as calotas esféricas moldadas por injeção da igus, os clientes podem recorrer a uma solução isenta de lubrificação e de manutenção para as suas chumaceiras metálicas. A igus desenvolveu agora novas calotas esféricas fabricadas em polímero de elevada performance iglidur J, que podem ser fornecidas em alojamentos muito económicos fabricados a partir de chapas metálicas. Estas podem ser montadas em segundos. A solução completa está disponível em stock.

Na engenharia mecânica, o metal e a lubrificação andam de mãos dadas. A igus provou que isso nem sempre tem de ser uma realidade. A empresa especializada em motion plastics desenvolveu as novas calotas esféricas substituíveis igubal especialmente para as chumaceiras metálicas tradicionais. Estas são fabricadas no polímero de elevada performance iglidur J, que reduz os custos, uma vez que não necessitam de lubrificação e manutenção. A utilização de polímeros isentos de lubrificação evita que a sujidade e poeira se acumulem na calota, reduzindo o desgaste e evitando uma paragem não planeada da máquina. As calotas substituíveis também são adequados para utilização na agricultura e agropecuária, na indústria alimentar ou na engenharia mecânica e industrial. As calotas esféricas igubal são fabricadas por injeção, sendo assim, extremamente económicas. As calotas podem ser montadas em apenas alguns segundos e substituir os rolamentos de esferas em chumaceiras metálicas clássicas, chumaceiras com flange ou podem ser fornecidas em alojamentos muito económicos fabricados a partir de chapa metálica. Os conjuntos compostos por um alojamento fabricado a partir chapa metálica e uma calota esférica igubal estão disponíveis em stock. A calota esférica de plástico apresenta uma elevada resistência ao desgaste e a sua duração de vida pode ser facilmente calculada online.

Funcionamento isento de lubrificação graças ao iglidur J
As calotas esféricas em iglidur J não são apenas muito económicas, como também apresentam um coeficiente de atrito muito baixo no funcionamento a seco. O material apresenta um nível reduzido de absorção da humidade, pelo que as calotas esféricas também são apropriadas para utilização no exterior. Devido à resistência química do polímero de elevada performance, as calotas esféricas substituíveis podem também ser utilizadas em aplicações quimicamente exigentes, como a tecnologia agrícola ou mesmo o processamento de vidro. O iglidur J demonstra as suas vantagens especialmente com veios macios. As calotas esféricas igubal estão atualmente disponíveis para chumaceiras metálicas em vários diâmetros (UC204 até UC210) ou podem fornecidas montadas em alojamentos económicos de chapa metálica em três dimensões (Ø 20 mm, 25 mm e 30 mm).