A igus desenvolve o primeiro casquilho deslizante inteligente do mundo18/07/2019

Novo casquilho em polímero de smart plastics indica o seu grau de desgaste atempadamente e evita falhas de máquinas e equipamentos

Os casquilhos deslizantes têm muitas vezes de suportar influências adversas significativas, como poeiras abrasivas, altas velocidades ou substâncias químicas. Para permitir a indicação atempada do grau de desgaste dos casquilhos deslizantes, a igus desenvolveu o primeiro casquilho smart do mundo com polímeros de elevada performance iglidur. Este avisa atempadamente quanto a uma falha iminente. Desta forma, os operadores de máquinas e equipamentos podem planear a manutenção, reparações e substituições de peças antecipadamente.

Se uma máquina de construção avariar, um equipamento de embalagem ficar imobilizado ou uma turbina eólica parar de girar devido a uma falha num casquilho, tal situação causará muitos problemas aos operadores destas máquinas e equipamentos. Por isso, a igus acrescentou à sua gama de produtos smart plastics o primeiro casquilho deslizante inteligente do mundo. Este deteta antecipadamente o desgaste em aplicações de esforço extremo e envia atempadamente um sinal ao utilizador, caso o casquilho ameace falhar. Assim, é possível planear o trabalho de manutenção, evitando, por exemplo, que os operadores de máquinas agrícolas sejam surpreendidos durante a época de colheita. "Desenvolvemos o iglidur smart principalmente para pontos com casquilhos de difícil acesso e para aplicações nas quais não foram planeados intervalos de manutenção regulares", explica Stefan Loockmann-Rittich, Diretor da Unidade de Casquilhos Deslizantes iglidur na igus GmbH.

Casquilhos deslizantes inteligentes concebidos individualmente
O novo casquilho deslizante iglidur smart é composto por dois componentes: no interior o material iglidur isento de lubrificação e um revestimento exterior robusto em polímero, que protege o casquilho. "O cliente pode escolher o material mais adequado para a sua aplicação. Toda a gama de materiais iglidur está à sua disposição", afirma Loockmann-Rittich. Para medir o nível de desgaste é utilizado um sensor inteligente entre os dois componentes. Os dados medidos pelo sensor podem ser integrados pelos operadores das máquinas e equipamentos nos seus sistemas, de diferentes formas. Por exemplo, é possível informar o operador quanto ao desgaste do casquilho deslizante através de uma luz de aviso, sendo também possível uma desativação automática na utilização integrada dos dados do sensor. Em aplicações mais sofisticadas, os dados podem ser enviados diretamente para um sistema de controlo que, após realizar uma análise, transfere os dados para uma interface web personalizada através do módulo de comunicação icom, para fins de manutenção e reparação. Desta forma, o utilizador pode planear a manutenção e substituição através de um dispositivo à sua escolha.