Proteção fiável para a próxima geração de motores com o novo material da igus11/07/2019

Isolamento otimizado de cabos chainflex de servomotor e de motor VFD para aplicações em calhas articuladas, graças ao novo polímero de elevada performance

A tendência atual dos variadores de frequência (VFD) é serem mais compactos, com a mesma potência ou superior e precisão de comutação extremamente elevada na conversão de frequência. Consequentemente, ao escolher o cabo, o utilizador deve ter especial atenção, não só à combinação certa do número de condutores e secções, como também às especificações elétricas do cabo. Foi por esta razão, que a igus desenvolveu agora um material que dá resposta aos novos desafios, para a sua geração mais recente de cabos de motor e de servomotor. No teste, este conseguiu resistir a um raio de curvatura de 7,2 x d (diâmetro exterior) por 45 milhões de ciclos.

Desde pequenos a grandes: a tendência hoje em dia é de motores com VFD cada vez mais compactos, com um nível de performance igual ou superior relativamente aos antecessores. Conectores de alimentação redondos, mais pequenos e revestidos a plástico, como os M16 ou os M18, são cada vez mais utilizados para os novos tipos de motores, de modo a, permitir explorar todas as suas vantagens. Motores mais compactos podem resultar em temperaturas mais elevadas no sistema, em comparação com motores similares de maiores dimensões. Como resultado, os cabos aquecem através dos contactos dos conectores. Apesar de não surgirem consequências a curto prazo para os motores e seus componentes, a longo prazo, poderão surgir problemas graves. Se o material de isolamento do cabo não suportar as temperaturas elevadas a longo prazo, podem ocorrer curto-circuitos no seu interior e nos conectores, podendo, no pior dos cenários, provocar um incêndio. Desta forma, o material de isolamento desempenha um novo papel central na seleção de cabos de servomotor e de motor.

Material de isolamento da igus testado para os mais recentes servomotores
Após um período de desenvolvimento e testes de cinco anos, a igus oferece agora um novo material de isolamento para os seus cabos chainflex de servomotor e de motor VFD, uma solução para prevenir, não só danos no isolamento como posteriormente nos próprios motores. Graças ao conhecimento especializado na área dos novos polímeros de elevada performance, a empresa especializada em motion plastics conseguiu desenvolver um novo material que foi aprovado com êxito nos exaustivos testes laboratoriais e na prática. Por exemplo, no teste 5034, o cabo de servomotor CF29, com um raio de curvatura de 7,2 x d, resiste a mais de 45 milhões de ciclos. Ao contrário de outros materiais comuns, o novo material dá resposta aos crescentes requisitos térmicos das gerações mais recentes de motores. Desta forma, a igus é o único fornecedor no mercado global a fornecer gamas de cabos de servomotor e de motor VFD testados a longo prazo, para utilização contínua em calhas articuladas, que satisfazem os requisitos térmicos e elétricos específicos das gerações mais recentes de conversores de frequência.

Maior variedade de cabos testados e com garantia
A gama de cabos da igus é submetida a testes exaustivos em condições reais, no laboratório de testes da empresa, com 2750 metros quadrados. Os dados gerados permitiram à igus tornar-se o único fabricante no mercado a oferecer uma garantia de 36 meses para toda a sua gama de cabos.