Sem fungos! Os casquilhos deslizantes em polímero da igus passam nos testes20/06/2019

Casquilhos deslizantes iglidur isentos de lubrificação, fabricados a partir de polímeros de elevada performance, asseguram ar limpo em aeronaves e edifícios

Para a indústria automóvel e da construção, assim como para a indústria aeronáutica, os fungos são extremamente incómodos e representam um grave perigo para a saúde. Para o evitar, é importante utilizar os sistemas de ventilação certos e componentes resistentes a fungos. Por isso, a igus testou os seus materiais relativamente ao desenvolvimento de fungos. O resultado: todos os casquilhos deslizantes são resistentes a fungos e bactérias.

Se surgir bolor ou fungos em sistemas de ventilação, os esporos são permanentemente distribuídos pelo ar em espaços fechados, veículos e edifícios, podendo facilmente entrar nas vias respiratórias. Para evitar este risco, os projetistas recorrem a elementos de máquinas que sejam resistentes a fungos. Tais materiais incluem os polímeros de elevada performance da igus. Num teste laboratorial, sete materiais iglidur foram testados quanto ao efeito de microrganismos, de acordo com o método A da norma DIN EN ISO 846. Este teste examinou a resistência dos materiais a fungos e bactérias. Afinal de contas, os plásticos podem ser utilizados por microrganismos como fonte de alimento e podem alterar as suas propriedades pelos produtos metabólicos das bactérias. Para a realização do teste, os casquilhos deslizantes foram depositados numa cultura especial, durante quatro semanas, a 29 graus Celsius. O resultado: não foi encontrada qualquer alteração nos materiais testados, nem quaisquer vestígios de fungos.

Diversas utilizações possíveis em sistemas de ventilação
Os casquilhos deslizantes resistentes a fungos e isentos de lubrificação e de manutenção são utilizados no ajuste de assentos e braços de aeronaves, no armazenamento de equipamentos de cozinha de aeronaves e em cacifos para bagagem. Na tecnologia de construção, os casquilhos deslizantes em materiais iglidur podem ser encontrados, por exemplo, em ventiladores e reguladores de tiragem, que também beneficiam da natureza resistente à corrosão dos casquilhos de plástico. Aqui, os casquilhos deslizantes também demonstram a sua resistência à sujidade. Os casquilhos de polímero são fáceis de limpar e resistentes à temperatura, ao meio ambiente e a substâncias químicas. Uma outra vantagem é o facto de se poder determinar facilmente online a duração de vida dos casquilhos iglidur, com a ferramenta de cálculo de duração de vida.