Esferas de transferência da igus isentas de lubrificação09/05/2019

Esferas de transferência em polímero para mesas transportadoras garantem uma capacidade de carga cinco vezes superior

As mesas de esferas são utilizadas para o transporte de produtos pesados ou delicados em diferentes direções. Estando equipadas com as novas esferas de transferência em polímero da igus, asseguram um transporte rápido. Fabricadas com o polímero de elevada performance xirodur B180 suportam cargas até 500 N, são isentas de lubrificação e de manutenção. As pequenas esferas de aço inoxidável no interior permitem um funcionamento suave da esfera.

As mesas de esferas são utilizadas em qualquer aplicação na qual seja necessário transportar cargas sensíveis ou pesadas de A para B: artigos como placas de circuitos impressos, alimentos, mercadorias em aeroportos, vidros ou produtos da indústria de processamento de chapas metálicas. Ao utilizar esferas de transferência nas mesas transportadoras, é possível transferir as cargas mais facilmente e de forma rápida em qualquer direção. As novas esferas de transferência da igus são fabricadas a partir de polímeros de elevada performance, assegurando um transporte suave, mesmo sob cargas elevadas. Para as esferas de transferência em polímero, a igus utiliza o seu material comprovado xirodur B180. A semelhança com as esferas de transferência metálicas termina na dimensão idêntica; todas as unidades da igus são isentas de lubrificação e de manutenção, assegurando que nenhuma massa lubrificante adere aos produtos a serem transportados. Pela utilização de uma esfera de plástico, estas novas unidades são particularmente adequadas para o transporte de produtos sensíveis. Outra vantagem relativamente ao metal é que as esferas de transferência podem ser utilizadas em qualquer posição de instalação, seja horizontal, vertical ou suspensa, alargando agora a aplicabilidade à indústria de mobiliário.

Capacidade de carga cinco vezes superior graças ao novo design
As esferas de transferência em polímero otimizadas apresentam um novo alojamento, conseguindo agora suportar até cinco vezes mais carga do que a versão anterior. Estão atualmente disponíveis em três tamanhos de instalação e, consoante o tamanho, suportam uma carga axial de 150 a 500 N. Graças ao seu material, estas são muito resistentes ao desgaste, apresentam uma longa duração de vida e um efeito de isolamento elétrico. A montagem é simples, basta pressioná-las nos furos da superfície de aplicação. Caso o utilizador deseje uma fixação complementar, a igus fornece um anel de fixação para uma segurança adicional. Para uma solução totalmente isenta de peças metálicas e não magnética, as esferas de transferência podem ser montadas com pequenas esferas de vidro no interior do alojamento.