A igus expande a maior gama do mundo de fusos e porcas com novos materiais28/11/2018

Porcas isentas de lubrificação fabricadas em iglidur J200 triplicam a duração de vida

Com o novo material iglidur J200, a igus expande a sua gama de sistemas de fusos e porcas drylin. As vantagens da loja online: configuração online dos fusos com rosca de passo rápido, trapezoidal ou métrica com o configurador de fusos e cálculo da duração de vida da porcas. Para além dos três materiais disponíveis para fusos, os projetistas pode escolher entre nove diferentes materiais para porcas, todos eles isentos de lubrificação e de manutenção. A gama inclui agora o material de elevada performance iglidur J200, com excelentes propriedades de resistência ao desgaste.

Sistemas de acionamento por fuso para posicionamento rápido ou lento, que convertem o movimento de rotação num movimento linear. Os sistema de fusos e porcas isentos de lubrificação da igus são utilizadas num vasto leque de aplicações, incluindo degraus extensíveis em comboios suburbanos, impressoras 3D, atuadores e conexões de válvulas no setor químico ou garras telescópicas para armazéns famacéuticos. Para abranger estas diversas funções, o configurador de fusos e porcas da igus (www.igus.pt/lojafusoseporcas) permite aos técnicos configurar online o seu desenho e calcular a duração de vida, podendo escolher entre uma grande variedade de roscas e materiais. Para além de roscas métricas, estão também disponíveis roscas trapezoidais e de passo rápido. As porcas e fusos de passo rápido podem substituir acionamentos de correia dentada ou pneumáticos. Com mais de 70 passos de fuso diferentes, 3 materiais para fusos e 9 materiais para porcas – incluindo o novo e durável iglidur J200 – em 10 versões diferentes, a igus oferece a maior seleção do mundo, com mais de 5000 combinações de fusos e porcas. Para além de possibilitar a encomenda online, a loja de fusos e porcas da igus permite calcular a duração de vida prevista do sistema de acionamento. Uma outra ferramenta online é o configurador de fusos. Nele, o projetista pode configurar a maquinagem dos fusos em ambas as extremidades, criar um desenho e encomendar diretamente o fuso.

iglidur J200: duração de vida até três vezes mais longa
As novas porcas são fabricadas com o material de elevada performance iglidur J200. Em testes realizados no laboratório da igus, este material alcançou uma duração de vida três vezes mais longa do que a de um material standard para porcas, operando em fusos de alumínio anodizado duro. Quando utilizado em combinação com alumínio, este novo material para porcas reduz o ruído, amortece as vibrações e é muito leve. São exemplos de aplicação comuns a utilização em sistemas de portas de comboios e aeronaves, bem como aplicações no setor da manipulação e da automação. Estão disponíveis em stock porcas cilíndricas ou com flange, também adequadas para a utilização em roscas de passo rápido ou roscas trapezoidais com bloqueio automático.