Vitória limpa: a e-skin da igus recebe prémio de tecnologia limpa da Fraunhofer21/11/2018

2.º lugar no concurso "Clean! 2018" para a e-skin, uma proteção tapada e modular com classe ISO 1

A igus desenvolveu a calha articulada e-skin para o setor de sistemas de calhas articuladas em áreas de produção limpas. Este permite o fornecimento de dados, fluídos e potência a sistemas com movimiento, sem gerar partículas causadas pelo atrito acima do limite, que poderiam contaminar o espaço. A calha articulada tapada para aplicações em salas limpas ficou em 2.º lugar no prémio de tecnologia limpa da Fraunhofer, entregue em fevereiro de 2018.

A produção de microchips, ecrãs planos, implantes, produtos farmacêuticos ou micro e nanoprodutos não seria possível caso o ambiente de produção não fosse limpo, puro ou de elevada pureza. Qualquer contaminação tem um impacto negativo direto nos produtos e processos, representando muitos custos para o fabricante. A igus, empresa especializada em motion plastics, desenvolveu uma inovadora proteção articulada tapada para o fornecimento de energia em salas limpas: a e-skin. Esta possui o certificado de aprovação "Fraunhofer Tested Device" da classe ISO 1 e recebeu o 2.º prémio do concurso "Clean! de tecnologia limpa da Fraunhofer 2018". Este premeia ideias excecionais no setor da tecnologia limpa: não só ideias totalmente novas, mas também ideias que aumentem a eficiência económica em processos de produção.

Modelo fechado resistente ao desgaste para produção limpa
A calha articulada e-skin é composta por plástico tribologicamente otimizado e resistente ao desgaste. As suas partes superior e inferior separáveis podem ser facilmente unidas através de um mecanismo de fecho, resultando numa calha totalmente tapada e altamente resistente a poeiras e água. Isto garante tanto a compatibilidade com salas limpas como um rápido preenchimento e manutenção dos condutores. A e-skin de fácil montagem é também extremamente leve e ideal para espaços de instalação reduzidos, por exemplo, em aplicações "pick & place", e, ao contrário das mangueiras corrugados, pode ser implementada em curtas distâncias sem suporte, graças à rigidez do material, ao perfil da armação e à direção de movimento definida. O seu desenho e o material da e-skin foram testados quanto à compatibilidade com salas limpas no laboratório de testes interno da igus.