A arte cinética descobriu o desenrolador de calha14/11/2018

O e-spool da igus guia os cabos elétricos de forma simples numa complexa escultura de arte cinética

Um sistema de gestão muito complexo de comando, áudio e potência, a uma altura de quatro metros, foi um grande desafio numa obra de arte. A solução: com o e-spool e a compacta twisterband da igus, o guiamento fiável dos cabos num espaço reduzido, mesmo sob as condições mais adversas é assegurado. Rápida instalação, manutenção e funcionamento simples.

Uma obra de arte cinética composta por 168 esferas metálicas individualmente posicionadas está suspensa sobre um reservatório de água na receção de um hotel em Taiwan. Contudo, existe muita tecnologia por detrás desta obra de arte elegante e delicada. A empresa de construção de exposições Kurt Hüttinger GmbH deparou-se com o seguinte desafio: o sistema teria de ficar facilmente acessível para manutenção, apesar de ter de ser instalado num teto falso inacessível com um metro de altura e a quatro metros do chão. O tempo de instalação era reduzido, dado que a obra de arte tinha de estar terminada antes da abertura oficial. Na estrutura do edifício já tinha sido instalado um sistema de elevação de cabos, onde a unidade técnica poderia ser instalada de forma permanente. Para que as esferas se pudessem movimentar de acordo com o ritmo da música era necessário um sistema de gestão muito complexo, com cabos de comando, áudio e potência. Este teria de ser fiável, discreto e, sobretudo, de rápida instalação.

O e-spool da igus: um sistema prático para enrolar cabos elétricos
"Encontramos a solução perfeita para o nosso problema com os cabos - o e-spool da igus", explica Stephan Hessberger, diretor de projeto da Kurt Hüttinger GmbH. A calha articulada é adequada para o fornecimento de energia em espaços reduzidos e é conduzida por um enrolador. As molas de retração integradas asseguram o correto comprimento e a fixação permanente do sistema de cabos. Na posição inicial, a calha articulada encontra-se totalmente enrolada, de forma a poupar espaço. A compacta calha twisterband faz a ligação entre a calha enrolada e o suporte fixo do sistema, sendo esse o único ponto fixo na ligação dos cabos elétricos. Foram colocados os cabos elétricos no enrolador, foi montado na unidade e testado previamente. "Esta era a única forma de assegurar que uma obra de arte projetada e montada na Alemanha, podia ser transportada de avião para o outro lado do mundo e instalada rapidamente", afirma Stephan Hessberger, com entusiasmo. Para a instalação, o sistema completo, incluindo o e-spool, foi colocado sobre um carro de suporte, fixado e elevado manualmente. A extremidade móvel do e-spool foi então montada no teto falso e fixa. De seguida, foi possível prosseguir com a instalação e colocar a obra de arte em movimento.

Veja a obra de arte cinética em movimento aqui:

Pode ver a construção da obra de arte aqui: