Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.

Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Imprensa

Tem alguma questão? Precisa de algum material específico? Disponibilizamos comunicados de imprensa atuais e imagens com qualidade de impressão para download.  
ContactoGostaria de pertencer à nossa lista de contactos de imprensa

Comunicados de imprensa por área

A igus apresenta a próxima geração de cabos inteligentes31/10/2018

O módulo CF.Q verifica e avalia os dados transmitidos pelos cabos em tempo real e notifica atempadamente quando é necessária uma substituição

A empresa igus desenvolveu ainda mais o seu cabo inteligente. A experiência de clientes da indústria automóvel e de máquinas-ferramentas constituiu uma fonte de informação importante para o desenvolvimento desta nova geração. O novo módulo CF.Q, em conjunto com a tecnologia isense, aproveita o potencial da digitalização e da ligação em rede para tornar a manutenção num processo mais simples, eficiente e económico.

No coração de cada cabo inteligente da igus está um sensor complexo denominado de CF.Q. Com este módulo, é possível testar as propriedades elétricas dos condutores de medição adicionais e compará-las continuamente com os valores empíricos existentes de um determinado cabo chainflex. Danos causados pela curvatura ou cargas extremas podem ser detetados de forma fiável. Além disso, é possível definir antecipadamente os valores de referência para cada cabo. Se o módulo CF.Q estiver instalado, este informa o cliente, através de uma notificação direta, sempre que os valores predefinidos dos parâmetros elétricos se alterem. Contudo, a "verdadeira" inteligência do cabo reside nos detalhes. Apenas a combinação de valores empíricos com medições em tempo real proporciona aos utilizadores previsões de manutenção precisas para os seus cabos, especialmente em ambientes de produção dinâmicos. Isto é possível graças a uma aplicação da indústria 4.0, denominada isense-online. Esta compara os valores registados do cabo em tempo real com os valores empíricos existentes numa base de dados e, se detetar flutuações, informa o operador da unidade da necessidade de manutenção. Isto ocorre antes de existir um dano ou de surgir o risco de paragem da produção da unidade.

Manutenção preditiva reduz o trabalho de manutenção
A nova geração de módulos CF.Q permite agora a sua instalação em quadros elétricos, graças aos perfis DIN de fixação, proporcionando, assim, aos engenheiros eletrotécnicos uma flexibilidade adicional em termos de integração e manuseamento. Além disso, os módulos permitem o registo de dados, graças à ranhura para cartões SD. A saída dos valores medidos na interface de série é também integrada no sistema standard. Os clientes podem visualizar de forma precisa e detalhada o registo dos valores medidos com o sistema isense-online. Em qualquer caso, o utilizador tem acesso a uma grande variedade de canais de comunicação e opções de relatórios. As recomendações de manutenção ou falhas iminentes são apresentadas no ambiente de trabalho dos computadores pessoais, assim como em todos os dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Os cabos inteligentes da igus estão a impulsionar uma mudança de paradigma em termos de manutenção e assistência técnica, nas equipas de manutenção e gestores de produção, através da previsão exata. Graças à Indústria 4.0 e à integração ativa de tecnologias inteligentes, a manutenção do futuro está a tornar-se previsível e, desta forma, mais eficiente. Os sensores e a aplicação isense-online podem ser utilizados em qualquer indústria. Com o dispositivo beta IS.CF.Q.03.01.0., disponível em stock, os clientes podem iniciar o seu próprio teste beta e preparar ainda melhor os seus processos de produção para a digitalização e as fábricas inteligentes.