igus e Harting - dois parceiros, um objetivo: transmitir de forma fiável por Ethernet16/10/2018

Os cabos chainflex CFBUS.LB com conectores industriais ix para movimento seguro em espaços reduzidos

Garantir transferências de dados fiáveis e alimentação elétrica em espaços de instalação cada vez mais reduzidos, é um desafio que muitos engenheiros enfrentam. Para satisfazer este requisito, a igus lançou agora um cabo Ethernet chainflex altamente flexível. Este é um parceiro robusto, ideal para o novo conector ix da Harting, e que apresenta uma longa duração de vida testada e comprovada e uma garantia única de 36 meses.

Com os cabos de bus Ethernet CFBUS.LB extremamente flexíveis, mas robustos, a igus fornece o complemento perfeito para o novo conector industrial ix da Harting, poupando 70 por cento de espaço em comparação com a solução anterior. Esta constitui uma particular vantagem, nomeadamente em pequenos alojamentos que podem ser encontrados em sistemas de câmaras, pontos de acesso WLAN, routers e outros componentes digitais. Graças ao seu desenho especial, os cabos chainflex requerem também menos 50 por cento de espaço do que os cabos Ethernet standard. Juntamente com o conector da Harting, os clientes obtêm uma solução completa, combinada de forma ideal, para espaços de instalação reduzidos.

Parceiro industrial 4.0 no espaço (de instalação) mais reduzido
"Low Bending" (Curvatura reduzida) é a palavra-chave que caracteriza um raio de curvatura muito reduzido nos cabos para calhas articuladas. É por este motivo que a igus atribuiu a abreviatura LB à família de cabos de bus CFBUS.LB, como um sinónimo para as maiores exigências mecânicas. Podem ser utilizados em todos os sistemas de bus comuns, como Ethernet CAT5, CAT5e, CAT6, Ethercat ou Profinet. Por exemplo, o cabo de dados CF11, entrançado aos pares, apresenta o menor raio de curvatura disponível no mercado. Graças ao seu raio de curvatura extremo de 6,8 x d, este cabo chainflex de elevada qualidade pode ser utilizado nos menores espaços de instalação e em aplicações a baixas temperaturas até -35 °C. Naturalmente, satisfaz os requisitos industriais mais elevados em movimento contínuo: nas máquinas de "pick & place", no setor dos semicondutores ou em máquinas de embalagem altamente dinâmicas, estes cabos flexíveis demonstram as suas vantagens no que se refere à elevada duração de vida. Isto foi comprovado por exaustivas séries de testes realizadas no laboratório de testes da igus, com 2750 metros quadrados. O cabo de dados CF11 pode, desta forma, ser combinado de forma ideal com o novo conector industrial ix (tipo A) da Harting, que foi apresentado na Feira de Hanôver. Este foi especialmente concebido para interfaces de dados compactas. Assim, cria-se uma solução ótima de ponto a ponto para os clientes, mesmo em espaços reduzidos.